Conteúdo Principal
Publicado em: 05/11/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJ-PB lança no próximo dia 13 novo livro da Professora Ângela Bezerra de Castro, coordenadora administrativa da ESMA



<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação


Social do Judiciário paraibano


 


 


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro — juntamente com o presidente da Academia Paraibana de Letras, economista Juarez Farias, o diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Coêlho da Franca, e a Editora Idéia — está convidando autoridades, magistrados, servidores do Judiciário e o público para a solenidade de lançamento do livro Um certo modo de ler, de autoria da professora Ângela Bezerra de Castro.


 


Esse lançamento será realizado no dia 13 de novembro corrente, a partir das 17h30, no Auditório “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes” da ESMA (Escola Superior da Magistratura “Desembargador Almir Carneiro da Fonseca”), no Complexo Judiciário do Altiplano do Cabo Branco. A cerimônia se insere no Plano Cultural que vem sendo desenvolvido pela Presidência do TJ-PB desde fevereiro de 2007.


 


PREFÁCIO DE NEROALDO PONTES


Na cerimônia de lançamento, sob a presidência do desembargador-presidente do TJ-PB, o livro será apresentado por um professor da Universidade Federal da Paraíba, o Dr. Milton Marques Júnior. A obra é prefaciada pelo ex-reitor da UFPB e secretário da Educação e Cultura, professor Neroaldo Pontes de Azevedo.


 


O Dr. Neroaldo Pontes inicia desta forma o seu prefácio: “Assim como o fingimento, segundo quer Fernando Pessoa, é uma das características centrais da poesia, podemos afirmar que a honestidade intelectual é requisito básico da crítica literária. Por isso ouso glosar o título que Ângela Bezerra de Castro adotou para este seu novo livro, para afirmar, testemunhando, porque acompanho há tempo e com cuidado a sua atividade intelectual, ser este um modo certo de ler. Porque competente, coerente e honesto”.


 


SEM TEORIAS FANTASIOSAS


— A crítica literária que Ângela faz reflete a atividade estruturante da sua vida: ser professora. Mais do que isso, provém da maneira sempre respeitosa com que administrou a sua sala de aula, um verdadeiro ritual que a mestra cultuava. O respeito pelos alunos e pelos textos estudados sempre a levou a não se deixar embalar por fantasiosas teorias em moda, senão a buscar (e repito, com honestidade) o caminho adequado, o método apropriado, em suma, o modo certo de ler cada obra que a professora enfrentava, no exercício da cátedra na Universidade Federal da Paraíba. “Tudo faz crer, portanto”, reflete ela, “que o problema não reside em, um dia, ter sido a crítica biográfica ou impressionista. Mas em não ter sido crítica” — escreve ainda o professor Neroaldo.


 


Por falar em Prefácio, é a professora Ângela Bezerra de Castro quem prefacia outra obra a ser lançada proximamente pelo Tribunal de Justiça do Estado: Um Magistrado em Defesa do Judiciário (Volume I), contendo alguns dos principais pronunciamentos feitos pelo desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro.


 


ORELHA DE JUAREZ FARIAS


A orelha do livro é de autoria do presidente da Academia Paraibana de Letras, acadêmico Juarez Farias, que, entre outras considerações, anota o seguinte: a professora Ângela Bezerra de Castro, nesta nova obra, “mais uma vez, confirma sua alta e natural especialização de crítica e de professora, ao distribuir grande número de trabalhos, sem submissão cronológica, reverências pessoais, distinções de natureza ou tamanho de texto. Apenas identificando e indicando o essencial literário de cada um; o muito que os escritores procuram mostrar e muitos conseguem faze-lo, usando, com maior ou menor intensidade, a versatilidade de estilo; a criatividade permitida pela ficção; a interação com cenários reais ou imaginados; a separação ou o envolvimento com os personagens; além de outros recursos de criação nem sempre totalmente percebidos e muitas vezes valorizados aquém do próprio mérito”. 


 


Ainda para o Dr. Juarez Farias, a Dra. Ângela Bezerra de Castro — atual coordenadora administrativa da ESMA (Escola Superior da Magistratura) — “reúne, neste livro, diferentes exemplos do exercício de sua excepcional vocação, de seu imenso talento e de sua inexcedível capacidade para a crítica literária. Estas informações não bastam, porém, para definir o livro ou sequer desenhar-lhe perfil adequado, pois a obra desafia a capacidade de síntese de quem procura resumi-la em poucas palavras”.


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611