Conteúdo Principal
Publicado em: 05/06/2023 - 19h10 Atualizado em: 06/06/2023 - 12h15 Tags: Sustentabilidade, Semana do Meio Ambiente, Sustentabilidade

TJPB adota medidas de economia e conscientização na Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente na Comarca de Remígio
Semana do Meio Ambiente na Comarca de Remígio

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Justiça da Paraíba reafirma os compromissos com as práticas socioambientais adotadas pelas unidades judiciárias, com ações informativas e dicas para economia de energia elétrica, água e reciclagem de resíduos sólidos. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA) e a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJPB, informa, também, que haverá coletores para o descarte de lixos tóxicos (pilhas, baterias, aparelhos de celular, entre outros) na Semana do Meio Ambiente – no período de 5 a 9 de junho.

Para a coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJPB, a juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga a preocupação com a sustentabilidade é fundamental para reduzir problemas ambientais. “A atual gestão do TJPB confere especial atenção às ações sustentáveis voltadas para melhoria na qualidade de vida. Daí o incentivo e reconhecimento às boas práticas adotadas em diversas Comarcas do Estado”, observou a magistrada.

Mensagens sobre a temática serão divulgadas internamente na rede de computadores do Tribunal acerca da importância de atitudes rotineiras que impactam no desenvolvimento sustentável do planeta ”, afirmou a juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal.

As atividades voltadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente estão em crescente constante nas diversas comarcas, com a implantação de hortas; troca dos copos descartáveis por canecas, entre diversas outras ações cautelosas.

Em Rio Tinto, o Fórum trabalha com otimização do uso de energia elétrica, evitando tanto o desperdício, quanto o uso desnecessário. O lixo é recolhido de forma seletiva, em parceria com a Associação de Catadores de Lixo da cidade. Na Comarca de Solânea, a economia do uso de papéis ganha destaque, as folhas de rascunhos são reutilizadas como blocos de anotações, além da economia nos gastos de água e energia, com o objetivo do consumo consciente desses serviços.

Em Sousa, o aparelho de ar condicionado possui um reservatório, que objetiva a utilização da água no jardim, por meio da troca de encanação, que desloca-se direto para o gramado. A solicitação da quantidade mínima de copos descartáveis de água e café somente para o público, foi uma das diversas medidas adotadas, como também a transformação dos rascunhos em blocos de anotações, capas para dvds e envelopes.

O TJPB enfatiza a importância da Semana do Meio Ambiente, estimulando cada integrante da 'família judiciária' a realizar de modo consciente atitudes sustentáveis, tais como plantar e cuidar de uma árvore, separar o lixo, reduzir o uso de descartáveis, imprimir na frente e no verso das folhas como forma de reduzir o consumo de papel e manter as lâmpadas ligadas apenas o necessário.

Núcleo Socioambiental – É um órgão diretamente ligado à Presidência do TJPB e tem a incumbência de estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, de consumo e de gestão documental, bem como, promover políticas de conscientização e capacitação do seu corpo funcional e da força de trabalho auxiliar.

Por Jessica Farias (estagiária)

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611