Conteúdo Principal
Publicado em: 13/12/2018 - 19h34 Atualizado em: 14/12/2018 - 14h31 Tags: Veículos

TJPB amplia terceirização da frota de veículos em busca de maior eficiência operacional e administrativa

A medida é utilizada pela União e por governos estaduais

Visando dar mais eficiência operacional e administrativa, o Tribunal de Justiça da Paraíba aderiu a uma ata de registros de preços gerenciada pelo Estado de Minas Gerais para a locação de 20 veículos e leiloará a atual frota. A medida visa diminuir os gastos com manutenção. De acordo com estudos feitos pela Diretoria Administrativa, o TJPB vai ter uma economia anual de R$ 113 mil. E o leilão da frota vai gerar uma receita aproximada de R$ 700 mil para os cofres do Judiciário estadual.

“É importante destacar que a frota do Tribunal já tem mais de cinco anos de uso, o que encarece a sua manutenção”, observou o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

Ao elencar as vantagens e benefícios, o diretor administrativo do Tribunal, Omar José Batista Gama, afirmou que a locação é o modelo mais adequado, porque, além do preço menor em relação à aquisição/compra, o Poder Judiciário não terá mais que gastar com licenciamento e emplacamento, seguro, peças de reposição, assessoria jurídica em caso de sinistros, impostos, custos sobre ociosidade de frota e investimento em renovação.

“Ficará a cargo da empresa contratada, além de todos esses gastos já citados, a distribuição logística dos veículos, pessoal para manutenção, fornecimento de veículo reserva, assistência 24 horas, riscos contra perda, roubo, furto ou colisão, evitando os desgastes desnecessários para a Administração, com possibilidade de conversão da força de trabalho para outros setores administrativos”, ressaltou Omar Gama.

Outro benefício apontado pelo relatório da Diretoria Administrativa é que os veículos poderão ser dotados do serviço de telemetria (sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear o veículo à distância), por conta da empresa contratada. Esse sistema trará como vantagem, entre outras, o vínculo do motorista ao veículo conduzido: alerta de excesso de velocidade via SMS ou e-mail; hodômetro (KM percorrido e relatórios on line); relatório de viagem, horário/km rodado e posição inicial e final; e localização a cada três minutos.

“É preciso registrar que o valor com aquisição dos veículos é de desembolso imediato e está afeto à área de investimento. Enquanto a locação é de desembolso mensal, não onerando de forma significativa e imediata o orçamento o Tribunal”, finalizou.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711