TJPB apóia a 1ª Conferência Livre sobre Cidadania na Execução Penal
O juiz Carlos Beltrão, da Execução Penal da Capital, representou o Poder Judiciário estadual, na solenidade de abertura da 1ª Conferência Livre sobre Cidadania na Execução Penal, realizada nesta terça-feira (21) no auditório da OAB – seccional Paraíba. O evento teve por objetivo estimular a participação da sociedade civil no desenvolvimento de ações voltadas à ressocialização de apenados.
Participaram como conferencistas, o juiz titular da Execução Penal em Pernambuco, Adeildo Nunes; o ex-secretário de Cidadania e Administração Penitenciária do Estado, Pedro Adelson; o advogado e ex-diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne; o Procurador da República na Paraíba, Duciran Farena e o advogado criminalista Sheyner Asfora.
“Aqui está sendo tratado com a sociedade um problema que é dela também. Nós temos que entender que o preso está lá por conta de um crime que cometeu, mas ele veio da sociedade e faz parte dela. Após cumprir a sua pena ele volta para o seio da sociedade e tem que ser bem acolhido”, afirmou o juiz Carlos Beltrão ao destacar a importância da Conferência.
O magistrado falou, ainda, dos resultados alcançados até agora pelo Mutirão Carcerário que está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba com o apoio do Conselho Nacional de Justiça. Segundo ele, o Mutirão deve se prolongar por mais 10 dias. “Nós temos ainda uma boa parte de processos a examinar”, disse o juiz Carlos Beltrão.
Por Lenilson Guedes