TJPB celebra Dia da Árvore com plantio de mudas nativas em fóruns
No próximo dia 19 de setembro, todos os fóruns do Poder Judiciário estadual estarão mobilizados para a ação ‘Raízes da Justiça’, promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA). A iniciativa marca as comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado oficialmente em 21 de setembro, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do reflorestamento e da preservação ambiental.
Na ocasião, cada fórum deverá realizar o plantio simbólico de uma muda nativa, como gesto de conscientização sobre o desmatamento e a necessidade urgente de ações sustentáveis para garantir o futuro do planeta.
O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, participará do evento e também fará o plantio de uma árvore nativa, representando o compromisso do Judiciário com a causa ambiental.
Um dos destaques da ação é a homenagem aos(às) servidores(as) mais antigos(as) de cada comarca, que serão convidados a realizar o plantio. A ideia é unir a valorização da memória institucional com a mensagem ecológica da campanha.
Para a efetivação da atividade, as diretorias e gerências dos fóruns receberam orientações sobre: aquisição de uma muda nativa; escolha de um local adequado para o plantio; confecção de uma placa de identificação (seguindo modelo padrão); articulação com o(a) servidor(a) homenageado(a) e preenchimento do formulário específico.
As comarcas também deverão realizar o registro fotográfico do plantio, conforme modelo disponibilizado, e encaminhar as imagens à Gerência de Comunicação do TJPB. O material servirá de base para a produção de um e-book digital, que será disponibilizado no portal da sustentabilidade do Tribunal.
De acordo com Viviane de Sousa, que integra o Núcleo de Gestão Socioambiental do TJPB, a iniciativa tem como propósito reforçar o compromisso socioambiental do Tribunal e valorizar a memória e a contribuição dos servidores mais antigos com a construção da história da Justiça paraibana.
O replantio é uma medida que traz diversos benefícios para o meio ambiente, sendo uma estratégia urgente diante da crise climática enfrentada em todo o planeta. Especialistas apontam, ainda, que reflorestar contribui para o equilíbrio do clima e da temperatura, além de proteger o solo e oferecer suporte à biodiversidade, favorecendo saúde e bem estar para todos.
Por Gabriela Parente



