TJPB discute sustentabilidade e uniformização dos procedimentos orçamentários
O Tribunal de Justiça da Paraíba esteve presente no 1º Encontro de Gestores de Finanças, realizado durante o Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Santa Catarina. O evento teve como objetivo fortalecer a gestão financeira dos tribunais por meio da troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e desenvolvimento de soluções inovadoras para garantir eficiência e sustentabilidade na administração dos recursos públicos.
No encontro, a diretora de Economia e Finanças do TJPB, Izabel Izidoro, tratou da importância da coleta de dados para a uniformização dos procedimentos orçamentários. “O tema tratado foi acerca da necessidade de coleta de dados para uma atuação mais uniforme pelos tribunais, no que diz respeito à administração orçamentária e financeira, com vistas à construção de um planejamento orçamentário sustentável, mas que atenda a todas as demandas de crescimento do Poder Judiciário de maneira nacional”, informou.
Izabel acrescentou que foram discutidos, ainda, temas como a relação com o Poder Executivo, participação na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), índices de atualização dos orçamento, boas práticas para controle e ampliação das receitas dos fundos de reaparelhamento e utilização desses recursos. “Foi um diálogo técnico muito produtivo”, afirmou.
Representantes dos 21 tribunais de Justiça do país participaram do 1º Encontro de Gestores de Finanças, sediado pelo Judiciário catarinense. A programação incluiu workshops e mesas-redondas sobre temas como fortalecimento das fontes de receita e racionalização de custos.
Durante a abertura, realizada na quinta-feira (27), foi proposta a criação do Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, um órgão consultivo que será submetido ao Consepre.
Por Nice Almeida com informações do TJSC