Conteúdo Principal
Publicado em: 02/03/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJPB estuda novos critérios para a composição das Turmas Recursais

Coordenadoria de Comunicação Social

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, determinou ao setor competente que fizesse um minucioso estudo no sentido de estabelecer critérios objetivos para a composição das Turmas Recursais.

Segundo o juiz-auxiliar da presidência, Alexandre Targino, o estudo está sendo concluído  e, após a aprovação pelo desembargador Ramalho Júnior, haverá uma recomposição das Turmas, que levará em consideração, principalmente, a antiguidade  do juiz na comarca.

“A idéia geral é adotar um critério mais estável para a composição das Turmas Recursais, tendo como parâmetro o sistema adotado para o exercício da função eleitoral”, informou Alexandre Targino.

A recomposição será feita com base em uma lista de antiguidade na comarca e ordenada da seguinte forma: primeiro os juízes que nunca foram membros de turmas recursais; segundo, os que foram apenas suplentes; e terceiro, os que foram titulares. A partir da formação da primeira  lista, ela será reordenada a cada biênio. “Haverá  um rodízio por biênio e ao término dos dois anos, o juiz que concluiu o respectivo exercício vai para o final da lista”, enfatizou o magistrado.
 
No Estado, são nove Turmas Recursais assim distribuídas: três na comarca de João Pessoa; três em  Campina Grande e as demais nas comarcas de Guarabira, Patos e Sousa.  

Por Cristiane Rodrigues

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611