Conteúdo Principal
Publicado em: 19/07/2022 - 21h37 Atualizado em: 19/07/2022 - 21h59 Tags: Centenário de nascimento, Desembargador Coriolano Dias de Sá

TJPB homenageia Centenário de Nascimento do Desembargador Coriolano Dias de Sá

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, conduziu a solenidade virtual comemorativa ao Centenário de Nascimento do Desembargador Coriolano Dias de Sá (1922-2022). O evento, transmitido por videoconferência, ocorreu na tarde desta terça-feira (19) e dá continuidade às atividades da programação cultural em comemoração aos 130 anos de fundação do TJPB, idealizada pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, presidida pelo Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com o apoio da Presidência do Tribunal.

Ao abrir a solenidade, o gestor do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Benevides, agradeceu a participação dos presentes, e disse ser uma honra participar da homenagem ao Desembargador Coriolano Dias de Sá e destacou a satisfação de ter sido amigo pessoal do homenageado e de sua família.

Foto do Presidente do TJPB, Saulo Benevides
Presidente do TJPB, Saulo Benevides

“Eu conheci o Desembargador Coriolano quando foi promotor de Justiça em Guarabira. Ele sempre se dedicou à história da Paraíba, quando se encontrava comigo relatava os casos e fatos históricos. Seu grande legado é como um ser humano exemplar, pessoa boníssima, calma no trato com as pessoas e que teve uma trajetória muito eficiente no Ministério Público e no Tribunal de Justiça da Paraíba”, enfatizou.

Na ocasião, o Desembargador Saulo Benevides ressaltou, igualmente, as ações da Comissão de Cultura do Tribunal, evidenciando, também, a publicação dos livros que tratam sobre as histórias das Comarcas paraibanas, bem como, sobre a importância da elevação à terceira entrância de Comarcas do Sertão e do Brejo.

Foto do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque
Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque

Ao discursar o Desembargador Marcos Cavalcanti, agradeceu a confiança depositada em sua pessoa, pelo Presidente Saulo Benevides, na responsabilidade de conduzir as homenagens históricas em nome de todo o Judiciário paraibano, saudando as autoridades na pessoa do Presidente do Tribunal de Justiça. Na sequência narrou a trajetória e fatos importantes da vida pessoal e profissional do Desembargador Coriolano Dias de Sá, destacando, também, a atuação, no meio jurídico, da esposa do homenageado, já falecida, a magistrada Rita Gadelha de Sá.

“O Desembargador Coriolano Dias de Sá era um homem muito simples, de caráter e vida retilínea. Sabia fazer amigos como ninguém. Tanto no Ministério Público quanto na Magistratura paraibana ele só deixou amigos, sem jamais abdicar dos deveres dos altos cargos que exerceu no estado da Paraíba, honrando a toga que envergou por muitos anos”, pontuou, realçando o homenageado como um homem culto, memorialista e historiador.

Foto do  Advogado Hermano de Sá Gadelha
Advogado Hermano de Sá Gadelha

O filho do homenageado, o advogado Hermano de Sá Gadelha recebeu, simbolicamente, do Presidente Saulo Benevides, a placa em reconhecimento do TJPB pela contribuição do Desembargador Coriolano Dias de Sá à justiça paraibana. Em nome da família ele agradeceu, saudou os presentes na pessoa do Presidente do Tribunal e falou da alegria pelas homenagens prestadas ao seu pai, bem como, à sua mãe. 

“Os dois, embora tivessem ideologias diferentes, mas sempre caminharam juntos. Foram trinta anos no Tribunal. Após esse tempo receber esta significativa homenagem, é saber que, ao passar pelo Tribunal, aonde ele caminhou por sete anos, deixou e semeou boas sementes, colhendo bons frutos”, frisou.

A solenidade reuniu Desembargadores, autoridades representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, Prefeitura de João Pessoa, Academia Paraibana de Letras, Justiça Federal, Polícia Militar da Paraíba, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral de Justiça, Universidades Estadual e Federal da Paraíba, Corregedoria-Geral da Justiça, Juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça, magistrados diretores de Fóruns, diretores do TJPB e familiares do homenageado.

Sobre o homenageado - O Desembargador Coriolano Dias de Sá nasceu, no dia 15 de março de 1922, no Sítio Belo Jardim, no Município de Bonito de Santa Fé, no alto Sertão da Paraíba, e faleceu aos 97 anos de idade, em sua residência, no dia 12 de dezembro de 2019. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. 

Iniciou suas atividades como funcionário do Fisco estadual, onde exerceu o cargo de diretor do Departamento de Fiscalização e Despesas Públicas. Por concurso público, nomeado promotor de Justiça. Foi designado, no dia 14 de junho de 1977, para a Primeira Promotoria de Guarabira. 

Em 21 de março de 1983 assumiu o cargo de Procurador-Geral da Justiça. Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, em 27 de novembro de 1985. Ele aposentou-se em 14 de março de 1992. Chegou a ser corregedor-geral de Justiça e presidente da Câmara Criminal do TJPB. Autor das obras: “Roteiro da Coluna Prestes”; “As Histórias que eu conto e os contos que eu faço”; “Enquanto há tempo...” e “Antes que seja tarde”.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611