Conteúdo Principal
Publicado em: 18/03/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJPB informatiza sistema de recolhimento de armas de fogo

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal de Justiça da Paraíba apresentaram, na tarde da última quarta-feira (17), um novo projeto que visa aperfeiçoar o recolhimento de armas de fogo apreendidas em processos  nas varas criminais. A iniciativa atende às Resoluções nº 05/2007 e nº 03/2008 do Conselho de Magistratura e possibilitará que um processo que hoje é manual, seja totalmente informatizado.

As armas de fogo envolvidas em processos findos nas varas criminais são recolhidas pela Assessoria Militar, sendo este processo fiscalizado pela Corregedoria Geral de Justiça. Segundo o secretário-geral deste Órgão, Eduardo Faustino, o processo de fiscalização começava após o envio de ofícios do juiz da vara e da Assessoria Militar à Corregedoria, prestando informações sobre os artefatos.

“Com a liberação do sistema, em vez dos ofícios, todo o procedimento será executado e acompanhado eletronicamente. Essa informatização vai diminuir a burocracia e facilitar o encaminhamento dessas armas até o destino final, o Exército Brasileiro, para destruição”, disse Eduardo Faustino.

De acordo com a secretária da STI, Lourdes Maria Coutinho, a Corregedoria Geral de Justiça irá escolher uma vara criminal para receber o piloto do projeto. “Sendo aprovado, a etapa seguinte será o treinamento com os servidores.  A previsão para a conclusão da homologação e treinamento e a total liberação do sistema é o início do mês de maio”, concluiu Lourdes Maria.

Da Coordenadoria

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611