Conteúdo Principal
Publicado em: 19/02/2016 - 12h49 Atualizado em: 22/02/2016 - 16h17 Tags: Comissão de Segurança, Acesso Seguro

TJPB inicia instalação de equipamentos de controle de acesso

Iniciativa faz parte do projeto Acesso Seguro

O controle de acesso às dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior” está sendo ampliado a partir da instalação de uma catraca eletrônica para identificação dos servidores do Judiciário estadual e visitantes. A medida está em fase de implantação nos dois ambientes e será estendida, posteriormente, ao Fórum Criminal, Cível e de Mangabeira, em João Pessoa, e outras comarcas, ainda em 2016.

A ação faz parte do Projeto Acesso Seguro, do Planejamento Estratégico do TJPB, que começou a ser desenvolvido no início de 2015, e visa estabelecer um controle mais rígido de entrada e saída de servidores e visitantes nos prédios do Judiciário, a fim de oferecer mais segurança a todos que circulam nos ambientes da Justiça.

Para tanto, esta semana, já foram entregues crachás de identificação funcional aos servidores do TJPB – o que para o presidente do Tribunal, desembargador Marcos Cavalcanti, é importante para o serviço público, principalmente para as pessoas que procuram a Justiça e que têm o direito de identificar o servidor do Judiciário por quem é atendido.

Os trabalhos do projeto Acesso Seguro foram iniciados com o levantamento de todas as entradas e saídas e uma avaliação dos espaços disponíveis para a confecção arquitetônica das recepções, que começaram a ser modificadas e padronizadas.

De acordo com a gestora do projeto, juíza Michelini Jatobá, os visitantes também serão identificados, deverão informar o destino e receberão um crachá. “A partir de uma plataforma com a Receita Federal, com o CPF do visitante, teremos acesso a informações pessoais, como nome, endereço, entre outras”, explicou a magistrada.

A juíza disse ainda que os visitantes não estarão impedidos de circular por outros locais diversos do destino informado, porém, em casos de comportamentos estranhos ou suspeitos, nas dependências das unidades judiciárias, será possível se obter mais informações daqueles que se encontram no local, visto que o sistema também apresentará foto, bem como horário de entrada e de saída.

Gecom - TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611