TJPB inicia nesta segunda segunda-feira (25) aplicação da 2ª dose da vacina contra a Hepatite B
De acordo com a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, fisioterapeuta Valéria Beltrão, mais de 250 servidores e magistrados receberam a primeira dose contra a Hepatite B, realizada no dia 07 de julho, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Qualidade de Vida.
A fisioterapeuta, ao falar da importância da tríplice viral, disse que um dos seus componentes protege as pessoas contra o vírus da caxumba (parotidite viral), doença que pode acometer ambos os sexos, podendo levar a consequências sérias.
A vacina chamada tríplice viral confere proteção contra três componentes: vírus do sarampo, da caxumba e rubéola. “Esta vacina é muito importante, pois foi fundamental para o total controle do sarampo em nosso país. As campanhas pretendem fazer com que se alcance a erradicação da rubéola e da temida síndrome da rubéola congênita, doença grave e permanente que acomete fetos cujas mães tiveram a doença aguda durante a gestação”, explicou.
A Gerência de Qualidade de Vida divulgou os horários e datas da aplicação das doses juntos aos Fóruns e unidades Judiciárias e, também, da Esma e Corregedoria de Justiça. De acordo com o calendário, a vacinação acontece de (25 a 28), das 11 às 16:30 h e, também, no dia 29, das 10:00 às 13:30 h, para todos os servidores do Tribunal de Justiça.
Já os servidores dos Fóruns Cível e Criminal da Capital, as doses serão disponibilizadas em um único dia (26), das 11 às 16:30 h. No dia 27 de agosto, continua para os serventuários da Esma, Corregedoria, Fórum de Mangabeira e demais unidades judiciárias de João Pessoa, no horário das 11 às 16:30 h.
A gerente Valéria Beltrão informou, também, que a aplicação da 2ª dose da vacina contra Hepatite B e da vacina Tríplice Viral Adulta, para os servidores e magistrados na Região Metropolitana de Cabedelo,Santa Rita e Bayeux e das demais comarcas do Poder Judiciário Paraibano, será agendada posteriormente junto as Regionais de Saúde, pela Gerência de Qualidade de Vita do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ela alertou sobre a necessidade da apresentação do Cartão de Vacinação.
TRANSMISSÃO DA HEPATITE B – A hepatite pelo vírus B é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado. Os meios de transmissão podem ser as transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou ser transmitido para o bebê no pós parto.
Por Clélia Toscano




