Conteúdo Principal
Publicado em: 17/01/2023 - 13h03 Atualizado em: 17/01/2023 - 13h04 Tags: Livros, Comarcas, História

TJPB já lançou 10 obras retratando a história das Comarcas da Paraíba

Capas dos livros lançados pelo Tribunal de Justiça
Capas dos livros lançados pelo Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba já lançou 10 obras dentro do projeto ‘Coleção – História das Comarcas Paraibanas’, seis delas, na atual gestão. A iniciativa, implantada em outubro de 2011, busca contar a história das unidades judiciárias do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º Grau, bem como oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate de valores, grandes trabalhos executados no passado.

Em ordem cronológica, os livros lançados contam a história das comarcas de Mamanguape, Araruna, Campina Grande, João Pessoa, Alagoa Grande, Pombal, Rio Tinto, Conde, Jacaraú e São João do Rio do Peixe, esta última obra lançada pelo Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, no último dia 10 de janeiro.

Para o desembargador-presidente o projeto cultural não só retrata a história das comarcas, mas resgata momentos de consolidação do Judiciário. “É muito importante, porque precisamos revelar a luta das pessoas que, outrora, se dedicaram tanto para que essas comarcas fossem instaladas e continuassem prestando um relevante serviço às comunidades locais e à sociedade paraibana”.

Neste contexto, o Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente da Comissão de Cultura do TJ, destacou que a coletânea busca colaborar para que a história do Poder Judiciário seja registrada para as gerações futuras, contribuindo com a própria história da Paraíba, enriquecendo assim a cultura do Estado. Ainda de acordo com o Desembargador Marcos Cavalcanti, o próximo livro da coleção vai tratar sobre a história da Comarca de Patos.

Por Marcus Vinícius

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611