TJPB realiza sorteio dos plantões judiciários, e tecnologia garante transparência do processo
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizou, nesta segunda-feira (02), o sorteio dos plantões judiciários do 1º Grau, momento em que foram designados os magistrados que estarão trabalhando durante o recesso, a partir de 20 de dezembro, e nos fins de semana e feriados de 2025. O sorteio foi feito de forma totalmente automatizada por meio de um sistema elaborado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, garantindo transparência ao processo.
“Nós estamos usando a tecnologia para sortear, em uma fração de minutos, todos aqueles nossos colegas do primeiro grau que vão trabalhar nos plantões no próximo ano e inclusive no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Foi um avanço muito grande nessa administração, a gente poder contar com a tecnologia para fazer isso rapidamente e de forma transparente”, salientou o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva.
A juíza-corregedora Maria Aparecida Gadelha esteve presente ao sorteio representando a Corregedoria-Geral de Justiça. “O sorteio eletrônico do plantão é uma forma de favorecer justamente essa transparência, a clareza de que os processos submetidos aos plantões judiciários serão analisados por juízes que foram sorteados previamente e que atribuem, inclusive, segurança a esse procedimento de decisão nos processos sujeitos ao plantão”, destacou.
A gerente de 1º Grau do TJPB, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, explicou que o sistema eletrônico para o sorteio foi aperfeiçoado para inserir a reestruturação feita no judiciário. “O sistema de plantão foi aperfeiçoado para incluir as novas unidades que foram transformadas e outras alteradas, como as Varas das Garantias, que foram criadas e transformadas e também o plantão suplementar. O sistema já nos fornece a ata com o resultado, o que para gente está sendo de grande importância porque é a transparência no sistema e a confiança que a gente tem de passar para os magistrados que está sendo tudo informatizado, está sendo tudo pelo sistema”, ressaltou.
Bárbara Bortoluzzi, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMP-PB), lembrou a importância do processo, “A importância da inovação deste ano é porque o sorteio hoje foi totalmente eletrônico, o que traz mais transparência para as unidades judiciárias, principalmente naqueles períodos em que há fins de semana e feriados. E com essa inovação do sistema eletrônico, todos vão ter acesso a ata e ao que o sistema sorteou. E a presença da AMP-PB para estar acompanhando de perto os interesses do jurisdicionado, mas principalmente dos magistrados”, disse.
Estavam presentes ao sorteio as juízas auxiliares da Presidência, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka, além de Júlio Medeiros, gerente de sistemas do TJPB.
Por Nice Almeida





