TJPB receberá visita de professoras francesas, especialistas em Direito de Museus
Uma reunião, na tarde desta terça-feira (07), na sede administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, definiu os últimos preparativos para a recepção das professoras de Universidades Francesas, Clémentine Bories (Université Toulouse Capitole) e professora Doutora Marie Cornu (Institut des Sciences Sociales du Politique – Université Paris Nanterre/ENS Paris-Saclay). Elas estarão na Paraíba, dia 14 de janeiro, em visita ao Palácio da Justiça, prevista para às 11h.
Durante o encontro, foi traçado o roteiro por onde as professoras irão conhecer o prédio histórico da Justiça paraibana. O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário paraibano, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, disse ser uma honra e satisfação receber as professoras, destacando serem especialistas em Direito dos Museus.
“Nós vamos receber com a maior satisfação as professoras da França, aqui no nosso tribunal, onde temos uma reserva histórica e museológica muito boa. Vamos mostrar os materiais que reunimos na Casa da Justiça do Estado da Paraíba”, exaltou o desembargador Marcos Cavalcanti.
As professoras Clémentine Bories e Marie Cornu, além da visita ao Palácio da Justiça, ministrarão palestra sobre Direito dos Museus e Coleção de Artes, no ‘Colóquio Franco-Brasileiro de Direito dos Museus e das Coleções de Arte’’. O evento será realizado no dia 16 de janeiro e é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Colóquio internacional será transmitido pela internet, inclusive, com a participação de estudantes de Direito, Arte e Museus da França.
A Diretora de Economia e Finanças do TJPB, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, explicou que "o Colóquio Franco-Brasileiro tem por objetivo servir de plataforma para a discussão de temas jurídicos relevantes sobre proteção do patrimônio cultural, direito dos museus e as coleções de arte, utilizando-se do diálogo com professores franceses, internacionalmente reconhecidos como experts da área".
Também participaram da reunião os auxiliares da Presidência do TJPB, juíza Lua Yamaoka Maia, o juiz Fábio Araújo, a diretora Administrativa, Gisele Alves, e as gerentes Liana Urquiza (Apoio Operacional) e Fernanda Gadelha (Cerimonial).
Os interessados em participar do “Colóquio Franco-Brasileiro de Direitos dos Museus e das Coleções de Arte”, devem acessar o link do evento.
Por Lila Santos