Conteúdo Principal
Publicado em: 17/10/2025 - 14h59 Atualizado em: 17/10/2025 - 16h02 Tags: Sustentabilida, Painel, NGSA

TJPB se destaca na Semana de Sustentabilidade com projeto socioambiental

Foto da apresentação de Painel
João Batista (centro) coordenando uma das plenárias do evento

O Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi um dos destaques no segundo dia da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, nesta sexta-feira (17), em João Pessoa. Durante o evento, que reúne equipes de vários tribunais do Nordeste, a equipe do NGSA e do Laboratório de Inovação do TJPB apresentou o painel ‘Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida’, um projeto que une meio ambiente e inclusão social. 

O Projeto Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida é uma iniciativa idealizada pelos Laboratórios de Inovação e Núcleos de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O projeto conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure), reforçando o compromisso das instituições com a promoção de práticas sustentáveis, inclusivas e transformadoras.

Foto do desembargador João Batista Barbosa
Desembargador João Batista Barbosa

O vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, presidiu o evento. “Se por um lado nós precisamos que a sociedade se desenvolva, que os meios econômicos nos tragam condições de vida melhores, por outro lado não podemos esquecer que este meio de crescimento da sociedade não pode desprezar a sustentabilidade, seja social, seja cultural, seja o meio ambiente, porque ela envolve tudo isso. Não é apenas a gente cuidar das florestas, dos rios e do oceano, é também cuidar da saúde e do bem-estar de todos”, destacou.

“Aqui tivemos a oportunidade de apresentar apenas um de nossos projetos, mas é uma série de projetos que já estão sendo desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, como também os que estão em desenvolvimento para a aplicação futura”, falou a juíza Lua Yamaoka, coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

Foto da equipe do TJPB
João Batista (Centro) com a equipe do Tribunal de Justiça da PB

Viviane Santos, membro do Núcleo de Gestão Socioambiental, detalhou o projeto. “É uma grande oportunidade trazer esse projeto e mostrar que é possível fazer uma sustentabilidade, a partir de hoje, com uma visão sistêmica e com o público que hoje tem um estereótipo. É a gente conseguir proporcionar a mudança, a sustentabilidade nada mais é do que proporcionar mudanças e a gente aliar a mudança ambiental com os aspectos sociais é muito gratificante”, explicou.

Aline Fernandes, do Laboratório de Inovação, apresentou a proposta em parceria com Viviane. “É um projeto voltado para populações vulneráveis, envolvendo um conceito bem amplo de sustentabilidade. Ele aborda quatro trilhas, a social, a econômica, a cultural e a ambiental. Queremos levar populações vulneráveis a caminhar nessa trilha, que é uma trilha que vai oferecer oportunidades deles também se regenerarem, como a imagem da planta se regenerando, florescendo, também essas populações vulneráveis”, concluiu.


Por Nice Almeida

Fotos: Ednaldo Araújo

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711