TJPB sedia XIV Encontro Nacional dos Usuários do PJe com foco em inovação e integração tecnológica
Com o propósito de promover um espaço de diálogo, cooperação e intercâmbio de experiências entre magistrados(as), servidores(as), técnicos(as) e representantes de mais de 20 tribunais do país e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) sedia, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o XIV Encontro Nacional dos Usuários do PJe. O evento acontece na Sala de Sessões do Pleno, no Anexo Administrativo da Corte, em João Pessoa.
Esta edição do evento conta com a presença de representantes do CNJ, de Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e da Justiça Federal da Paraíba, entre outros órgãos da Justiça do país.
O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, destacou a importância do encontro nacional para o fortalecimento da inovação tecnológica no Poder Judiciário. “Na minha visão, este é um sistema (PJe) que veio para ficar, que precisa ser constantemente aperfeiçoado, e nada melhor do que uma oportunidade como esta para promover essa discussão. Com esse espírito de cooperação e aprendizado, o Tribunal de Justiça da Paraíba abre suas portas com muita alegria para todos os usuários do sistema no país”, afirmou.
O vice-presidente da Corte, desembargador João Batista Barbosa, também participou da abertura e ressaltou o trabalho promovido pelos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). “Vejo uma integração de todos os servidores do Poder Judiciário estadual, principalmente do Ditec, que é um setor essencial para o funcionamento do Tribunal”, falou.
O presidente do Comitê Nacional do PJe, juiz Diego Cabral, afirmou que os encontros permitem que se conheça inovações, iniciativas e boas práticas de outros tribunais, além da troca de essas experiências para que todo o ecossistema do PJe possa usufruir das soluções que são desenvolvidas por cada um. “O PJe tem evoluído bastante, tem sido desenvolvido uma linha para melhorar o desempenho da infraestrutura, da arquitetura tecnológica, que é o seu sistema operacional, a sua linguagem Java. Mas, também, estão sendo desenvolvidas experiências que melhoram a usabilidade do sistema e também soluções de inteligência artificial”, frisou.
O juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Thiago Guerra, afirmou que o sistema PJe, há muito tempo, deixou de ser um sistema do Conselho Nacional de Justiça. “O PJe é um sistema da comunidade de usuários do sistema. Quando essa comunidade de usuários se reúne, se organiza para discutir o presente e o futuro do sistema PJe, essa comunidade está assumindo protagonismo sobre o futuro e o uso do PJe”, disse.
O juiz auxiliar da Vice-presidência do TJPB, Max Nunes, enfatizou a relevância do encontro para o fortalecimento do diálogo e o compartilhamento de experiências entre os tribunais. “É uma satisfação acolher representantes de todo o país e contribuir com discussões que servirão como devolutivas para o aprimoramento do sistema”, destacou o magistrado.
Já o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Daniel Ayres de Melo, ressaltou que a programação foi estruturada para favorecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais, contemplando tanto apresentações institucionais quanto demonstrações práticas. “Cada tribunal trará uma apresentação sobre suas inovações e boas práticas. Também teremos uma novidade que é a participação de fornecedores que integram o ecossistema do PJe, apresentando suas soluções e contribuições para o aprimoramento do sistema”, disse.
Em seguida, a diretora Técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Nadja Oliveira, ministrou a palestra ‘Justiça 5.0: integrando tecnologia, inovação e humanização no sistema judicial’. Ainda no primeiro dia, a programação inclui temas como Integração JusBR; Jurisprudência GPT; App Mobile 2; Como a infraestrutura em nuvem impulsionou a modernização dos tribunais de justiça estaduais; Automação com o Inspect; Dynatrace; Safetec - Balcão Virtual; Sistema de Mídias; JAI - Minuta AI; Fechamento de pauta Super-Rápido; e Cellebrite Guardian.
No segundo e último dia do encontro, a abertura será com a palestra ‘Estabilização e Automações para Alta Performance do PJe’. Também serão apresentados temas como Aprimoramento do PJe por meio de programa DigitalJusPE (financiamento externo BID); Potencialize a transformação digital e inovação, evoluindo sua infra on prem para uma nuvem privada; novo editor de textos no PJe: Uma Nova Experiência em Decisões Monocráticas e Colegiadas; e Plataforma de Governança no Chat-JT. além de outros.
Por Marcus Vinícius
Fotos Ednaldo Araújo











