Conteúdo Principal
Publicado em: 29/03/2023 - 12h36 Atualizado em: 29/03/2023 - 12h46 Tags: RenovaJud, Centro de Inovação, Liods

TJPB vai cadastrar Centro de Inovação na plataforma da RenovaJud do Conselho Nacional de Justiça

RenovaJud

Os Tribunais de Justiça têm até o dia 31 de maio para cadastrar projetos desenvolvidos e Laboratórios de Inovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) na plataforma da Rede de Inovação do Poder Judiciário (RenovaJud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça da Paraíba está em fase de finalização para cadastrar o Centro de Inovação, conforme o que determina a Meta 9. A inclusão dos projetos faz parte das exigências da referida Meta, que visa estimular a inovação do Judiciário em todos os segmentos e implantar uma ação oriunda do Laboratório de Inovação, com avaliação de benefícios à sociedade.

O Liods une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação. É um espaço administrativo e horizontal de diálogo e articulação de políticas públicas entre o Poder Judiciário, os entes federativos e a sociedade civil, com o objetivo de se alcançar a paz, a Justiça e a eficiência institucional.

As metas do CNJ, no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, têm como gestor o vice-presidente, desembargador Marcos William de Oliveira, e, especificamente, a Meta 9 é coordenada pelo juiz auxiliar da Vice-presidência, Ely Jorge Trindade. “Essa é uma meta de gestão, a qual estimula os tribunais a desenvolverem projetos que tragam benefícios à sociedade, com ações de inovação, em sintonia com os objetivos sustentáveis da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU)”, comentou Ely Jorge.

Foto do Juiz Ely Jorge Trindade
Juiz Ely Jorge Trindade

O magistrado informou que “o Tribunal está em fase de desenvolvimento e finalização do Centro de Inovação e, em breve, o teremos sob o comando do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, e do juiz Jeremias Cássio Carneiro de Melo, projeto executado e cadastrado na RenovaJud”, revelou. A meta é saber, até o final do ano, quais os benefícios que esse projeto inovador trará à comunidade.

Ao fazer o cadastro na RenovaJud, os tribunais vão informar o nome, uma imagem, uma breve descrição do laboratório de inovação e vincular as pessoas responsáveis pela iniciativa. Os administradores do perfil poderão incluir os projetos e os materiais de acesso público. Atualmente, estão cadastradas 859 pessoas em 82 laboratórios. Também há cerca de 170 projetos disponíveis no repositório.

A plataforma ainda pode ser acessada pela sociedade, que pode conferir as iniciativas do Judiciário, mas não pode incluir informações. Com as boas práticas implementadas pelos laboratórios de inovação, a RenovaJud divulgará iniciativas e eventos sobre o tema. Também funciona como espaço colaborativo para integração, troca de experiências e ampliação da sinergia entre os tribunais visando à implementação da Agenda 2030 da ONU.

A iniciativa integra a Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 395/2021, para aprimorar a prestação jurisdicional e posicionar o usuário como peça central do serviço público. Esse objetivo é alcançado com a otimização dos processos de trabalho por meio de metodologias ágeis e uso de recursos tecnológicos que elevam a eficiência, eficácia e efetividade do serviço prestado.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611