TJPB vai lançar projeto “Conhecendo o Judiciário” para estreitar elo entre a Justiça e a sociedade
O desembargador Leandro dos Santos revelou que o projeto ocorrerá em “mão dupla”, vez que não se limitará apenas a levar informações para as comunidade mas também, em paralelo, trazendo as pessoas para conhecer a estrutura da Justiça do Estado, com visitas programadas ao Tribunal de Justiça, aos Fóruns e demais órgãos do Judiciário paraibano. “A ideia principal é mostrar para a sociedade que o Judiciário é acessível, desmistificando assim a imagem distorcida de uma instituição fechada”, declarou.
O magistrado disse que o projeto vai permitir que a população tenha plena consciência de como funciona o Poder Judiciário. Para tanto, já está sendo agendada uma série de visitas. “Nós iremos às escolas e universidades públicas e privadas, associações de bairros, indústrias. Enfim, vamos procurar todos os segmentos da sociedade para dialogar, com conversas informais, sem protocolos. Vamos ouvir as pessoas, saber o que elas têm a dizer sobre o Judiciário”, explicou.
A cidadania será um dos focos do projeto, conforme acrescentou o desembargador Leandro dos Santos. “Vamos distribuir uma cartilha e levar um vídeo institucional com informações básicas, mostrando como funciona o Judiciário. Mais do que isso, vamos levar informações sobre direitos e deveres do cidadão, os caminhos e formas de procurar a Justiça, entre outras ações de cidadania”, garantiu.
Leandro dos Santos admitiu que até pouco tempo havia um distanciamento muito grande entre o Poder Judiciário e o povo, fato que julga ter ocorrido por falta de um canal de comunicação entre as partes. A falta deste elo produziu uma imagem distorcida do poder, que chegou a ser comparado a uma “caixa preta”, segundo comentou o magistrado. “O que se convencionou a chamar de caixa preta do judiciário nada mais era do que essa nossa forma de não saber se comunicar com a sociedade”, enfatizou.“O projeto Conhecendo o Judiciário visa reverter esse quadro, mostrando à sociedade o que realmente somos. Nesse ponto, vamos dar atenção especial aos jovens para que eles possam ser disseminadores da nova imagem que projetamos para o Poder, nesta gestão. Com isso, esperamos que a nova cara do Judiciário possa continuar nas próximas gestões”, finalizou.
O projeto contará com a participação dos juízes Hermance Gomes e Renata Câmara, além de uma equipe técnica composta de servidores do Poder Judiciário.
Gecom - Valter Nogueira