Conteúdo Principal
Publicado em: 19/11/2015 - 10h09 Atualizado em: 19/11/2015 - 13h58 Tags: Sustentabilidade

Tramita no TJ minuta de Resolução do projeto “Economia Responsável”

Uma minuta de resolução para implantação do projeto “Economia Responsável”, mais uma das ações do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, que visa promover a cidadania e atuar com responsabilidade socioambiental, foi elaborada e está em fase de tramitação no âmbito do TJPB.

O projeto, que é gerido pelo o juiz Kéops de Vasconcelos Amaral, objetiva incentivar a redução de consumo de energia, água e materiais utilizados no expediente forense. Para tanto, o projeto conta com uma cartilha de conscientização, promoção de palestras, além do desencadeamento da campanha “Fórum Econômico”.

Até o momento, uma cartilha de boas práticas sustentáveis foi elaborada para, além de explicar o que é o projeto, trazer dicas, orientações e sugestões de como utilizar energia, água e os próprios instrumentos de trabalho de forma responsável.

Um esboço da campanha “Fórum Econômico”, iniciativa que compõe o projeto, também foi realizado. Esta campanha prevê a premiação de Fóruns que se destacarem na economia de energia, de água e de materiais. A premiação para os melhores desempenhos serão folgas e a priorização das reivindicações dos profissionais dos Fóruns que mais economizarem.

Um vídeo com uma mensagem de estímulo e orientação para todos os magistrados e servidores do judiciário paraibano, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, um dos maiores juristas do Brasil na área de meio ambiente, foi gravado para ser exibido em todas as comarcas. O objetivo é estimular a participação e adesão de todos para a necessidade de economizar, não só no campo financeiro como também na proteção do próprio meio ambiente.

Juiz Keóps Vasconcelos

De acordo com o gestor, juiz Kéops de Vasconcelos, a visitação a todas as comarcas, após aprovação da resolução, está prevista para fevereiro de 2016, prosseguindo até abril, para que em maio a campanha “Fórum Econômico” seja inciada efetivamente.

“Elaboramos uma minuta de resolução que trata, exatamente, da implantação da campanha “Fórum Econômico”, que já está em tramitação, e espero que até o fim do ano seja aprovada, nos dando o respaldo necessário para implantação do projeto”, disse o magistrado.

Ainda segundo o magistrado, a expectativa para retirar os objetivos do papel é “positiva”.“Tanto na aprovação da resolução, que acredito que não haverá dificuldade já que ela promove uma grande economia para o Tribunal, quanto positiva em relação a adesão dos servidores e magistrados em todas as comarcas do Estado, para que tenhamos um resultado satisfatório ao final”, finalizou o juiz.

Por Laíse Santos (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611