Treinamento de atualização no sistema de processo eletrônico E-Jus termina nesta sexta-feira
Realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal de Justiça da Paraíba, o treinamento de atualização dos usuários em todos os perfis internos no sistema de processo eletrônico E-Jus foi encerrado nesta sexta-feira (12). Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas novidades do sistema, bem como sugerir aspectos que podem ser melhorados de acordo com suas necessidades.
O treinamento está sendo ministrado por analistas e técnicos lotados na STI. De acordo com o analista de sistemas Hallison Fonseca, as principais novidades foram: a busca de processo por localizador; a redistribuição de processos; o novo assinador digital, que garante mais segurança que o anterior e o assinador a três. “Esta última função permite que mais de um juiz assine o mesmo documento, ferramenta que não existia na versão anterior”, acrescentou o analista.
Quanto às dificuldades apresentadas pelos participantes do treinamento, Hallison disse que estão relacionadas à localização das funções, devido à reformulação do layout. “O treinamento esclareceu as funcionalidades, como encontrá-las e qual a forma mais fácil de navegar pelo sistema”, explicou.
O magistrado titular do 2º Juizado de Sousa, Bernardo Antônio da Silva Lacerda, disse que o sistema e-Jus vem sendo aprimorado ao longo do tempo e que, em relação a 2008, quando foi instalado, já houve melhorias.
Para ele, estes treinamentos são importantes para viabilizar o diálogo entre os responsáveis pela elaboração do e-jus e os usuários. “As pessoas que trabalham na elaboração do sistema muitas vezes não têm conhecimento da técnica do Direito, então nós, juízes e servidores podemos facilitar, com sugestões, este processo de aprimoramento”, falou.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, José Teixeira de Carvalho Neto, na próxima semana, de 16 a 19, o curso será oferecido para uma turma de servidores e magistrados dos Juizados Especiais das comarcas de Bayeux, Cabedelo, Sapé, Ingá, Itabaiana, Queimadas, Esperança, Pombal, Piancó e São João do Rio do Peixe.
O coordenador ressaltou que o treinamento “é muito importante, porque vai manter os servidores e magistrados atualizados em relação ao sistema. Além disso, o feedback desses usuários contribui para a melhoria da prestação jurisdicional nesses juizados”, afirmou.
E-Jus - O sistema de processo eletrônico e-Jus foi implantado em 2007, inicialmente, em Campina Grande, depois em João Pessoa e já chegou nas comarcas de Mamanguape, Cajazeiras, Sousa, Monteiro e Guarabira.
A função do e-Jus é o peticionamento eletrônico, ou seja, o processo entra on line e o advogado pode peticionar de onde estiver, de casa ou de qualquer lugar. Ele pode tramitar de forma virtual até o término. Não existe mais papel, os juízes despacham e sentenciam digitalmente.
Por Gabriela Parente