Conteúdo Principal
Publicado em: 12/11/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Treinamento de atualização no sistema de processo eletrônico E-Jus termina nesta sexta-feira

Realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal de Justiça da Paraíba, o treinamento de atualização dos usuários em todos os perfis internos no sistema de processo eletrônico E-Jus foi encerrado nesta sexta-feira (12). Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas novidades do sistema, bem como sugerir aspectos que podem ser melhorados de acordo com suas necessidades.

O treinamento está sendo ministrado por analistas e técnicos lotados na STI. De acordo com o analista de sistemas Hallison Fonseca, as principais novidades foram: a busca de processo por localizador; a redistribuição de processos; o novo assinador digital, que garante mais segurança que o anterior e o assinador a três. “Esta última função permite que mais de um juiz assine o mesmo documento, ferramenta que não existia na versão anterior”, acrescentou o analista.

Quanto às dificuldades apresentadas pelos participantes do treinamento, Hallison disse que estão relacionadas à localização das funções, devido à reformulação do layout. “O treinamento esclareceu as funcionalidades, como encontrá-las e qual a forma mais fácil de navegar pelo sistema”, explicou.

Juiz Bernardo Antônio da Silva Lacerda                                           Foto por Ednaldo AraújoO magistrado titular do 2º Juizado de Sousa, Bernardo Antônio da Silva Lacerda, disse que o  sistema e-Jus vem sendo aprimorado ao longo do tempo e que, em relação a 2008, quando foi instalado, já houve melhorias.

Para ele, estes treinamentos são importantes para viabilizar o diálogo entre os responsáveis pela elaboração do e-jus e os usuários. “As pessoas que trabalham na elaboração do sistema muitas vezes não têm conhecimento da técnica do Direito, então nós, juízes e servidores podemos facilitar, com sugestões, este processo de aprimoramento”, falou.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, José Teixeira de Carvalho Neto, na próxima semana, de 16 a 19, o curso será oferecido para uma turma de servidores e magistrados dos Juizados Especiais das comarcas de Bayeux, Cabedelo, Sapé, Ingá, Itabaiana, Queimadas, Esperança, Pombal, Piancó e São João do Rio do Peixe.

O coordenador ressaltou que o treinamento “é muito importante, porque vai manter os servidores e magistrados atualizados em relação ao sistema. Além disso, o feedback desses usuários contribui para a melhoria da prestação jurisdicional nesses juizados”, afirmou.

E-Jus - O sistema  de processo eletrônico e-Jus foi implantado em 2007, inicialmente, em Campina Grande, depois em João Pessoa e já chegou nas comarcas de Mamanguape, Cajazeiras, Sousa, Monteiro e Guarabira.

A função do e-Jus é o peticionamento eletrônico, ou seja, o processo entra on line e o advogado pode peticionar de onde estiver, de casa ou de qualquer lugar. Ele pode tramitar de forma virtual até o término. Não existe mais papel, os juízes despacham e sentenciam digitalmente.

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611