Tribunal de Justiça da Paraíba atende recomendação do CNJ e reestrutura a GEACO
A presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba elaborou e encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei com vistas à reestruturação da Gerência de Desenvolvimento, Controle e Acompanhamento – GEACO, unidade subordinada à Diretoria de Gestão de Pessoas. A medida atende à recomendação do Conselho Nacional de Justiça, nos autos do pedido de providências, decorrente da inspeção realizada entre os dias 6 e 8 de junho de 2022.
O projeto foi aprovado e transformado na Lei Estadual nº 12.789, de 28 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 29/09/2023. Nesta segunda-feira (02), o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, assinou as portarias dos servidores efetivos do quadro do Tribunal de Justiça, os quais serão empossados como coordenadores das respectivas novas unidades.
Para o diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Leite, a reestruturação é oportuna, tendo em vista o desenvolvimento de projetos relacionados aos novos fluxos dos processos de trabalho, bem como, a sistemática da avaliação de desempenho. “Premissas necessárias para o desenvolvimento do nosso corpo funcional. Importante registrar a sensibilidade da gestão do TJPB com relação à necessidade de mudança e inovação”, observou.
A iniciativa busca a melhoria na realização das mais diversas e especializadas atividades desenvolvidas no âmbito da área de gestão de pessoas do Tribunal de Justiça, conforme orientação técnica do CNJ, incluindo na competência da Gerência reestruturada a área relativa ao desenvolvimento de pessoal.
Em decorrência da reestruturação, houve a necessidade de criação das Coordenações de Cadastro e Anotação; de Informação Funcional; de Folha de Pagamento; de Desenvolvimento e de Estágio e Serviço Voluntário.
A gerente de Desenvolvimento, Controle e Acompanhamento, Flávia Ribeiro Mafra, ressaltou que essa nova estrutura, focada na especialização de cada subárea da Gerência, possibilitará melhor desenvolvimento das atividades. “Na medida em que as equipes poderão se aprofundar no conhecimento de rotinas específicas, potencializando assim melhoria nos índices de qualidade relacionados aos processos de trabalho, como também naqueles que envolvem o atendimento ao nosso público: magistrados, servidores, estagiários e serviço voluntário”, disse.
Gecom, com informações da GEACO.