Tribunal de Justiça da Paraíba capacita motoristas para práticas de ecocondução
O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizou, na sexta-feira (13), uma palestra para motoristas do Judiciário voltada para a conscientização socioambiental. Com o tema ‘Ecocondução: sustentabilidade em movimento’, os profissionais tiveram acesso a várias informações e dicas sobre como utilizar corretamente o acelerador, os freios, a embreagem e as marchas; usar um recipiente para armazenar o lixo no veículo; e reduzir o peso excessivo; entre outros.
A coordenadora do Núcleo Socioambiental, Renata Grigório, ressaltou que a palestra teve o intuito de chamar a atenção dos servidores para a adoção de práticas sustentáveis. “A palestra não foi apenas uma instrução técnica, mas uma chamada à ação para todos nós servidores, para adotar práticas que não só beneficiam o meio ambiente, mas também a nossa segurança e economia. E cada pequeno ajuste no nosso estilo de condução pode somar grandes benefícios para o meio ambiente”, destacou.
A reunião está entre as ações elencadas no Plano de Logística Sustentável (PLS) do Judiciário paraibano para conscientizar os motoristas sobre boas práticas na direção veicular. A gerente de Apoio Operacional do TJPB, Liana Urquiza, evidenciou a preocupação de todos os integrantes da Justiça estadual com o meio ambiente.
“A palestra foi muito interessante, até porque a questão ambiental está muito em voga. Todo mundo preocupado com a poluição, com o planeta, tanto que nós estamos preparando já a próxima licitação para combustível e estamos fazendo um estudo técnico já com base nisso, para botar 50% álcool, 50% gasolina”, informou.
O supervisor de Transporte do Tribunal Justiça, Hugo Maracajá, lembrou que os motoristas estão diretamente ligados ao tema socioambiental. “É importante que eles tenham conhecimento de boas práticas para que a gente tenha cada vez mais um consumo sustentável, ajude nessa questão do meio ambiente. Também foi um curso interessante que é uma temática nova para eles. A gente sempre faz reciclagem do curso de direção defensiva e ofensiva, então é uma nova temática. Foi um curso muito produtivo para que eles comecem a adotar práticas mais sustentáveis”, enfatizou.
Formada em Gestão Ambiental, Viviane Souza, ministrou a palestra e explicou que o objetivo da capacitação é tornar os motoristas mais conscientes na questão ambiental. “Eles, enquanto profissionais, motoristas, podem contribuir para a gente não poluir tanto o meio ambiente. Orientar para, se puder, a instituição sempre utilizar etanol ou se está usando o diesel, a gente conduzir de uma forma que a gente consiga reduzir esse impacto ambiental, utilizando menos combustível na nossa forma de dirigir. Não só na questão da condução em si, mas também em outras questões de sustentabilidade, como responsabilidade no trânsito, respeito às regras de trânsito, previsibilidade, porque também faz parte dessa questão de ecocondução”, falou.
Ecocondução - É o estilo de dirigir que proporciona segurança, economia de combustível e maior durabilidade dos componentes do veículo, contribuindo, assim, para a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Entre os benefícios das boas práticas na direção veicular estão: economia de combustível; redução do desgaste do veículo; diminuição dos gastos com manutenção corretiva; menor índice de acidentes; menos estresse no trânsito; ganhos socioambientais, com a redução da emissão de poluentes.
Por Nice Almeida