Tribunal de Justiça da Paraíba encerra atividades do ‘Outubro Rosa’ com palestra sobre saúde da mulher
A ginecologista e obstetra Wanicleide Leite Fagundes foi a palestrante convidada do Tribunal de Justiça da Paraíba para encerrar as atividades alusivas ao ‘Outubro Rosa’ deste ano. Na manhã desta segunda-feira (30), a médica abordou o tema ‘Saúde da Mulher’. O evento, que aconteceu no Pleno do TJPB, foi aberto pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva.
A iniciativa, promovida pela Gerência de Qualidade de Vida do TJPB, tem o apoio da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), que tem como presidente a defensora pública Maria da Glória Oliveira. Além de várias servidoras e servidores do TJPB, estiveram na plateia o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho; as juízas auxiliares do Tribunal, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá; o juiz diretor do Fórum Cível de João Pessoa, José Herbert Lisboa.
“Trouxemos uma grande especialista em saúde voltada às mulheres, para que todas tenham consciência do diagnóstico precoce do câncer de mama e a realização do autoexame. Caso seja constatada alguma anormalidade, procurar imediatamente o serviço médico”, comentou o desembargador João Benedito da Silva.
Em sua palestra, Wanicleide Leite Fagundes falou de forma objetiva sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, no sentido de alcançar um eventual diagnóstico mais cedo possível, uma vez que não existe uma precaução melhor que a prevenção. “Nós estimulamos muito os fatores que fazem com que a mulher possa utilizar, para não ser acometida com o câncer de mama, a exemplo de um estilo de vida”, informou a médica.
Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais, tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo.
Wanicleide Leite também é terapeuta de casais e da sexualidade há 15 anos. Possui o título de sexóloga pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Associação Médica Brasileira (AMB) e é autora dos livros ‘Ser extraordinário é uma questão de escolha’ e “Ser Plena: Conquiste o sucesso na carreira, nas finanças e no sexo’.
Segundo a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão, os atendimentos aos servidores(as) e juízes(as) do Poder Judiciário estadual são realizados no ano inteiro. “Somado a isso, em nossa página (Vida e Saúde), hospedada no site do Tribunal, estão disponíveis informativos, cartilhas e ebook, onde os interessados terão acesso às práticas e tratamentos de várias patologias”, disse Valéria Beltrão.
Aemp e Napoleão Laureano - Por sua vez, a presidente da Aemp disse que a Associação “está honrada com o convite do Tribunal de Justiça, para promover essa ação, como parceira, sobretudo numa palestra com a médica Wanicleide, que é bastante talentosa”. Maria da Glória Oliveira acrescentou que a Aemp ainda está promovendo uma campanha para arrecadar fundos, com a finalidade de conseguir doações para o Hospital Napoleão Laureano. “Nossa campanha também está sendo concluída hoje (30). Nossa doação primeira será turbantes e lenços”, adiantou a presidente.
Por Fernando Patriota







