Conteúdo Principal
Publicado em: 16/05/2023 - 17h45 Atualizado em: 17/05/2023 - 08h47 Tags: Tecnologia, Plataforma Workspace, Google Coud

Tribunal de Justiça da Paraíba implantará plataforma Workspace, da Google Cloud

qw
Workspace concentra diversas ferramentas de trabalho

Representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba e da empresa Google Cloud estiveram reunidos, nesta terça-feira (16), na sede do Anexo Administrativo do TJPB, para discutir a implantação da Plataforma Google Workspace, ferramenta de produtividade e colaboração, no âmbito do Poder Judiciário estadual. O objetivo é modernizar, cada vez mais, os serviços tecnológicos prestados pela Justiça paraibana, bem como, implementar e aperfeiçoar o trabalho executado por servidores e magistrados.

O juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, explicou que o Google Workspace é um ambiente virtual que concentra num só lugar diversas ferramentas de trabalho, tais como Gmail, Docs, Meet, Drive e Calendar. Ele ressaltou ser a iniciativa de grande importância num ambiente institucional como o do Tribunal de Justiça.

O magistrado, pontuou, ainda, que a plataforma trará benefícios à comunicação interna, que passará a ocorrer de modo mais rápido e uniforme, bem como, toda uma rede de serviços, de infraestrutura e de cibersegurança será colocada à disposição de magistrados e servidores.

Além disso, o sistema possibilitará o compartilhamento de agendas, de documentos, de planilhas e a realização de reuniões e de videoconferências num ambiente estável e seguro, contribuindo, assim, para uma melhor gestão dos processos de trabalho, segundo enfatizou o juiz auxiliar da presidência. “Os ganhos são muitos e se espera que sejam eles capazes de facilitar a atuação de todos, de modo a se reverter tais práticas na prestação de um serviço mais rápido e eficiente para jurisdicionados e a sociedade em geral”, realçou o juiz Fábio Araújo.

O diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson Medeiros disse que as tratativas para a contratação dos serviços da Plataforma Google Workspace começaram no início de maio. Ele justificou a medida salientando que, com a plataforma será possível o Tribunal produzir e compartilhar documentos, armazená-los em nuvens, de onde o servidor ou magistrado estiver. Ele comentou que haverá mudança no servidor do e-mail institucional, o qual passará a ser Google. “Permaneceremos com a mesma terminação do e-mail institucional, que é tjpb.jus, só que a partir de agora, será gerido pela Google Cloud”, disse.

Ney Robson informou que a nova ferramenta disponibilizará, ainda, diversas funcionalidades, como agenda, Google Meat para reuniões e eventos, bem como plataformas colaborativas de comunicação entre equipes. Para a utilização do equipamento ocorrerão treinamentos, junto aos servidores e magistrados, não apenas no formato de webinar, mas também, em EAD (ensino a ditância).

“É um grande salto na qualidade e no serviço que teremos. Estamos fazendo todo o planejamento para que, no prazo de 60 dias, já tenhamos concluído esta implantação e disponibilizado por completo a ferramenta para uso do Poder Judiciário paraibano”, enfatizou o diretor da Ditec.

Para o gerente de Infraestrutura de TI, Daniel Ayres de Melo, a utilização do Google Workspace colocará o TJPB na vanguarda da transformação digital, permitindo a criação de um ambiente de trabalho mais ágil, colaborativo e produtivo. Tudo isso, em uma única ferramenta que ficará disponível na nuvem e que poderá ser acessada por qualquer navegador ou dispositivo móvel.

“Os servidores e magistrados terão acesso a todo o grupo de ferramentas da Google, podendo por exemplo, gerenciar seu e-mail, fazer videoconferências, interagir por chat, criar grupos de trabalho, compartilhar e editar arquivos de forma simultânea. A ideia central do projeto é que possamos atender o cidadão de forma mais célere e eficiente”, frisou Daniel Ayres.

Representando a Google Cloud, participaram da reunião a executiva de Tecnologia e Inovação para Governo, Andreia Santos, e o arquiteto de Soluções para a Justiça, Márcio Longhini.

Por Lila Santos

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611