Conteúdo Principal
Publicado em: 20/02/2015 - 12h55 Atualizado em: 23/02/2015 - 18h34 Tags: Cultura

Tribunal de Justiça da Paraíba vai homenagear o ex-presidente Epitácio Pessoa

Comissão de Cultura e Memória do TJPB começa a definir a programação de homenagens, que terá três tapas

Reunião da Comissão de Cultura

A Comissão de Cultura e Memória de Poder Judiciário teve sua primeira reunião de 2015, na manhã desta sexta-feira (20). Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marco Cavalcanti, os membros da Comissão definiram algumas ações para este ano. Uma das programações engloba três etapas de uma grande homenagem ao ex-presidente da República, Epitácio Pessoa.

“Epitácio Pessoa foi um notável paraibano e um grande estadista. Estamos comemorando, na verdade, 150 anos de seu nascimento. Fico feliz por minha sugestão ter sido aceita pela Comissão, que será responsável pela formação da agenda”, comentou Marcos Cavalcanti.

Todo o calendário contendo a programação será devidamente publicada, em breve, inclusive com a definição de conferencistas e palestrantes.

A presidente da Comissão de Cultura e Memória de Poder Judiciário, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, lembrou que o Ano Judiciário está sendo dedicado a Epitácio Pessoa. Ela adiantou que as homenagens serão em três etapas: “Epitácio Pessoa, Jurista e Ministro da Suprema Corte”; “Epitácio Pessoa, o Político e Estadista”; e o terceiro e último tema, “Epitácio Pessoa, o Juiz da Corte da Haia e Membro da Conferência de Paz de Versalhes”.

“Temos que apresentar à sociedade o trabalho extraordinário desse paraibano. Muitas pessoas não conhecem seu valor e seus méritos nacionais e internacionais no campo da justiça, política e diplomacia. Vários decisões e acórdãos dele ainda servem de parâmetro para nossos julgamentos”, comentou a magistrada.

Ainda compõem a Comissão o desembargador José Ricardo Porto (vice-presidente) e a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Os desembargadores Abraham Lincoln da Cunha Ramos, Saulo Henriques de Sá e Benevides e João Benedito da Silva integram a suplência. O desembargador Fred Coutinho também participou da reunião.

Semana da Cultura e da Arte – A Presidência do TJPB, durante a reunião desta sexta-feira, apoiou o projeto apresentado pela Comissão, denominado “Semana da Cultura e da Arte”. Este ano, o evento será realizado em João Pessoa e, no ano que vem, em Campina Grande. Durante as duas semanas, o Tribunal vai prestar homenagens a paraibanos de destaque na cultura popular ou clássica.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611