Conteúdo Principal
Publicado em: 22/05/2014 - 13h29 Atualizado em: 23/05/2014 - 08h28

Tribunal de Justiça doa computadores para o Centro de Referência da Cidadania de João Pessoa


O Centro de Referência da Cidadania (CRC), localizado no Bairro de Mangabeira, foi beneficiado com a doação de 11 computadores feita pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa. A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) e beneficiará alunos de todas as idades da comunidade local, dentro do projeto de inclusão social.

O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Carlos Eduardo Leite Lisboa, fez a entrega dos equipamentos, todos em perfeitas condições de uso, que serão utilizados para formação tecnológica de jovens, adultos e idosos. “No terceiro milênio, a informatização é uma realidade.  E quem estiver afastado deste processo, estará automaticamente excluído de qualquer outra atividade que tenha ligação com seu trabalho”, disse o magistrado.

O magistrado Eduardo Lisboa, que na oportunidade representou a presidente do Poder Judiciário estadual, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, ressaltou a possibilidade da possível continuidade da parceria firmada entre o TJPB e a Prefeitura da Capital, neste processo de inclusão digital dos cidadãos carentes de João Pessoa.

A secretária de Tecnologia do Município, Marly Lúcio, agradeceu o Tribunal de Justiça e, em particular, o empenho pessoal da desembargadora Fátima Bezerra, no que diz respeito a doação dos equipamentos de informática ao CRC.

“Sem dúvida alguma, mais do que máquinas, estamos recebendo instrumentos que possibilitam a inclusão de muitas pessoas no exercício da cidadania. São pessoas que vão apreender uma nova profissão, através dos curso de Tecnologia da informação, bem como são cidadãos que são incentivados a utilizar a internet e o computador como instrumento de participação social e controle social e, também, instrumento de comunicação”, comentou.

Para o gerente de Atendimento do TJPB, Gilson Melo, essa doação tende, com o processo de inclusão social, a promover a retirada de crianças e adolescente das ruas da Capital. “Aqui serão ministrados cursos, não só para jovens mas também para pessoas da maior idade”, assegurou.

A partir de junho, com a entrega dos novos equipamentos, 120 alunos assistirão os cursos de introdução à informática e aplicativo de escritório. As aulas ocorrerão nos três turnos, de segunda a quinta, com duração de 40 horas/aulas.

Também participaram da entrega dos equipamentos, servidores da Justiça e do Município, além de alunos.

Centro - Os CRC tem como objetivo incluir a comunidade local em todos os serviços públicos. Também tem como característica acolher, facilitar, direcionar e aplicar os serviços sociais, proporcionado ao cidadão o exercício pleno de seus direitos.

Nesse cenário, são de grande importâncias as estações digitais, onde são oferecidos cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação e comunicação, possibilitando aos usuários inclusão sociodigital.

Por Marcus Vinícius

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711