Conteúdo Principal
Publicado em: 17/05/2013 - 13h00 Atualizado em: 17/05/2013 - 18h28

Tribunal de Justiça realiza “workshop” para avaliar 100 dias de gestão e definir metas do Poder Judiciário

Todos os segmentos da gestão da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, participaram
de um Workshop sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Desembargadores, juízes, diretores, gerentes, servidores e representantes de classe foram reunidos em oficinas de trabalho, onde tiveram a oportunidade de avaliar os 100 primeiros dias de administração da atual Mesa Diretora do Tribunal.

 As oficinas aconteceram durante toda a manhã desta sexta-feira (17), na Escola Superior da Magistratura (Esma), localizada no Altiplano, em João Pessoa.

  Na oportunidade, a presidente do Tribunal de Justiça explicou que nos últimos dez anos todos os tribunais do País passaram por uma avaliação técnica a respeito de suas carências, evoluções e transformações. “Com base nesse diagnóstico, nós entendemos que deveríamos juntar todas as frentes de nossa gestão, para repensarmos a melhor forma de administrar. Temos que ter um perfil de gestor. Isso nos estimula a evoluir dentro do conceito de participação e continuidade das boas práticas”, comentou a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

 Ainda conforme a presidente, as oficinas não serviram apenas para ouvir sugestões dos participantes, mas para informar os projetos da Mesa Diretora e as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como uma de suas prioridades a uniformização de condutas de todos os tribunais do Brasil. “A sociedade exige uma Justiça mais eficiente e célere. É justamente essa a nossa meta principal, mesmo que isso signifique a exaustão. O nosso foco é resolver as questões do jurisdicionado”, enfatizou a magistrada.

 A desembargadora destacou os principais projetos em curso na grade de prioridades da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba, a começar pelo Plano de Obras, seguindo com a Revisão de Rotinas de Trabalho, Plano Diretor de Tecnologia da Informação, Capacitação de Magistrados e Servidores, Justiça em Dia, Selo Eletrônico e Recursos Financeiros, Conciliação, Segurança Institucional, Estratégia e Plano de Comunicação Institucional.

 
Dentro do Planejamento Estratégico do TJPB foram apresentadas propostas e sugestões das diretorias do Tribunal, dos fóruns e das associações e sindicatos, com o objetivo de melhorar a produtividade, o desempenho, celeridade e a eficiência dos serviços judiciais. Os dados foram o ponto de partida do Workshop, realizado sob a orientação da 3GEN, empresa de consultoria. Ao todo, 70 pessoas participaram das oficinas.

 Vice-presidente – O desembargador Romero Marcelo da Fonseca, vice-presidente do TJ, falou da importância de reunir os gestores em mesas de trabalho. Segundo ele, a presidente mostra, com essa iniciativa, “que acompanha uma tendência bem atual, que é a de envolver sua equipe de forma participativa. Outro ponto forte dessa administração é o cuidado com a coisa pública e os critérios utilizados para investimentos”.

 Corregedor Geral – Já o corregedor geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, ressaltou que cada um dos nove projetos apresentados pela Mesa Diretora do Tribunal foi elaborado por técnicos de áreas específicas. “A ideia é coletivizar o planejamento, para que se saiba o que é mais urgente, no tocante o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”.

Gecom – Fernando Patriota

 

[gallery=53]

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711