Conteúdo Principal
Publicado em: 01/04/2024 - 19h33 Atualizado em: 01/04/2024 - 20h36 Tags: Revisão, Planejamento Estratégico

Tribunal de Justiça reavalia planejamento estratégico para o sexênio 2021-2026

Reunião de Análise Estratégica do TJPB
Reunião de Análise Estratégica do TJPB

Com o objetivo de sensibilizar o engajamento de todos e alinhar os projetos do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estadual (2021-2026) às ações da alta administração foi realizada, na tarde desta segunda-feira (1º), a Reunião de Análise da Estratégia (RAE). O encontro, com a participação do Comitê de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba, teve a finalidade de avaliar o andamento da estratégia definida pelo TJPB. 

Um dos encaminhamentos resultado da reunião foi a necessidade de uma revisão geral no planejamento estratégico, a vinculação dos projetos estratégicos às Diretorias que integram a administração do Tribunal, além de se discutir meios de melhoramento da produtividade do Judiciário estadual, a exemplo de intensificar o trabalho de saneamento de dados das movimentações processuais, dentre outros.

A RAE é um dos componentes do modelo de governança estabelecido pelo Tribunal de Justiça. O coordenador do Comitê Regional de Priorização do Primeiro Grau e integrante do Comitê Gestor, desembargador Fred Coutinho, conduziu a reunião, destacando que a importância de cada encontro passa pela necessidade de planejar de forma estratégica as ações a serem executadas pelo TJPB.  

Segundo pontuou, na reunião de avaliação da estratégia surgiram diversas ideias, entre elas, de revisar o próprio planejamento, o que é natural no dinamismo das metodologias, sobretudo, as apresentadas pelo Conselho Nacional de Justiça. “Vamos aprofundar os estudos para mostrarmos posteriormente quais serão os pontos a serem revisitados. De forma madura, todos num bom debate, sempre imbuídos na melhoria do judiciário, todos nós procuramos buscar horizontes para uma justiça cada vez mais forte”, realçou o desembargador Fred Coutinho.

Para a gerente de Estratégias do Tribunal de Justiça, Carol Leal, a reunião alcançou seu objetivo ao sensibilizar a alta administração e os diretores táticos para a revisão do planejamento estratégico, visando alinhá-lo melhor à gestão do TJ e às atividades de cada diretoria.

"Não podemos esperar até o último momento. Embora o sexênio só termine em 2026, é sempre prudente revisar e essa é uma iniciativa que deve ser passada para a próxima gestão. Mas, até que isso aconteça, cada diretoria deve garantir que suas ações estejam alinhadas ao planejamento estratégico", enfatizou.

O que é - O Planejamento Estratégico do TJPB reflete os desafios a serem trilhados no sexênio 2021 a 2026, perpassando na busca de uma gestão orçamentária capaz de assegurar recursos na área de infraestrutura física e tecnológica, bem como na gestão de pessoas para que se aperfeiçoe os processos internos por meio de uma eficiência operacional e atuação institucional.

Tem a Missão de concretizar a justiça, por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva, a Visão de Futuro  em alcançar o grau de excelência na prestação de seus serviços e ser reconhecido pela sociedade como uma instituição confiável, acessível e justa, na garantia do exercício pleno da cidadania e promoção da paz social e como Atributos Básicos de Valor: a celeridade; modernidade; acessibilidade; transparência; credibilidade; responsabilidade social e ambiental. 

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611