Conteúdo Principal
Publicado em: 30/06/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TV Justiça exibe reportagens sobre ações sociais da Justiça paraibana em Guarabira e Lucena

A TV Justiça (Canal 34) exibirá nesta terça-feira (30), no programa Brasil.Jus, às 20h30, duas reportagens sobre ações da Justiça paraibana: a Rádio Alternativa e a adoção da tornozeleira eletrônica, na comarca de Guarabira, e a Campanha de Erradicação da Violência contra a Criança e o Adolescente causada pelo Uso Abusivo do Álcool, em Lucena, idealizada pela ONG Apôitchá em parceria com o Judiciário.

O Brasil.Jus volta a exibir as reportagens sobre a Paraíba na quinta-feira (02), às 13h30; na sexta (03), às 12h30 e 22h30; e no Domingo as 0h0. O programa mostra as boas ideias da Justiça de primeira instância Brasil afora.

De acordo com o portal da TV Justiça (www.tvjustica.jus.br), “no Brasil.Jus você pode ver de perto como crianças, adultos, trabalhadores, donas de casa, cidades inteiras estão sendo beneficiadas pelas ações da Justiça. Em uma linguagem descontraída, com imagens captadas por várias câmeras, o Brasil.Jus mostra diferentes ângulos do dia a dia da justiça e das comunidades”.

O portal informa que a primeira parada do Brasil.Jus desta semana é em Guarabira. A cidade, que fica na região agreste da Paraíba, está a 98 quilômetros da capital João Pessoa. Guarabira tem cerca de 70 mil habitantes. Lá fica o memorial Frei Damião, um dos maiores símbolos da devoção dos nordestinos. É uma estátua de 34 metros de altura e 750 toneladas; tudo para demonstrar o tamanho da fé depositada no missionário dos sertões.

“Na cidade, vamos conhecer também os trabalhos para a ressocialização de presos. O juiz Bruno César Isidoro teve a ideia de criar um canal direto de comunicação com os presidiários e montou uma rádio voltada para eles. Na programação, notícias dos processos, música, conselhos... A população carcerária de Guarabira é de cerca de 500 detentos”, conta o portal da TV Justiça.

Conforme ainda o portal, depois da criação da Rádio Esperança só foi registrada uma tentativa de fuga. Também não houve rebelião nem outra ocorrência grave. Mas, a rádio não é o único destaque na recuperação de condenados. Guarabira foi a primeira cidade do país a utilizar a tecnologia das tornozeleiras eletrônicas. Os testes tiveram início em 2007. Atualmente, seis detentos são voluntários. “Um computador registra todos os movimentos dos presos”, explica o juiz. 

De Guarabira para Lucena, uma cidade litorânea a 48 quilômetros da capital que é famosa pelo artesanato e pela quantidade de coqueiros. É lá que fica uma das maiores plantações de coco seco do país. São aproximadamente 250 mil pés. E eles são plantados de maneira que um não faça sombra no outro. É o chamado eixo do sol. Também vamos ver que, além do coco, o álcool também faz parte da cultura dos moradores.

Lá, 90% das crianças que sofrem maus-tratos ou são abandonadas têm pais dependentes de bebidas alcoólicas. E é a  Justiça de 1ª Instância que está transformando a vida sofrida desses meninos e meninas. A juíza Graziela Queiroga Gadelha, titular da comarca de Lucena, apoiou a Campanha de Erradicação da Violência contra a Criança e o Adolescente causada pelo Uso Abusivo do Álcool.

Em parceria com a ONG Apôitchá, as crianças e jovens participam de oficinas de música, teatro, grafite e serigrafia. Durante as reuniões aproveitam para discutir os problemas e divulgam mensagens contra o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. “Nós aqui temos a ideia da prevenção, de colocar um olhar humano nas nossas crianças”, conta a juíza.

Por Gilberto Lopes
Fonte: TV Justiça

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711