TV Justiça replica matéria do TJPB sobre equipamento que poderá substituir tornozeleiras eletrônicas
Um novo sistema de monitoramento de apenados, por meio de uma ferramenta semelhante a um aparelho celular – ID Bio reeducation – foi apresentado em reunião realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba e a notícia sobre a medida ganhou repercussão na TV Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF), em publicação realizada nesta segunda-feira (15).
A novidade foi apresentada em reunião entre os membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do TJPB, presidido pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho. A demonstração foi feita pelo juiz titular da Vara de Sucessões da Comarca de Campina Grande, Bruno Azevedo.
Conforme o magistrado, trata-se de uma evolução do projeto de monitoramento eletrônico que começou há 11 anos, com o uso das tornozeleiras, no qual ele foi o idealizador. “Diante dos avanços tecnológicos, nós aproveitamos esse pioneirismo da tornozeleira e aceitamos o desafio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de apresentar uma evolução desse sistema”, explicou.
O novo sistema foi desenvolvido em parceria com uma empresa privada especializada nesse segmento, e está sendo chamado de ‘monitoramento eletrônico de terceira geração’. Bruno Azevedo explicou que, além da localização, a ferramenta permite uma análise facial do indivíduo e faz chamadas aleatórias ao longo do dia; além de ser uma tecnologia avançada e mais barata que a tornozeleira eletrônica.
A matéria, na íntegra, pode ser acessada clicando em ‘Monitoramento’.
Por Gabriela Parente




