Conteúdo Principal
Publicado em: 01/09/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Varas de Campina Grande já cumpriram Meta 2

As 2ª e 7ª Varas Criminais da comarca de Campina Grande-PB já cumpriram, integralmente, a Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao julgar todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

O juiz Paulo Sandro Gomes de Lacerda, diretor do Fórum e titular da 7ª Vara Criminal, destacou o empenho dos magistrados e servidores da comarca no alcance da Meta 2. “A expectativa é que, com a prioridade na tramitação e a realização de esforços concentrados, a comarca consiga atingir a Meta até a data indicada pelo CNJ, 18 de dezembro deste ano”, disse.

Várias outras unidades judiciárias de Campina Grande-PB, a exemplo da 1ª Vara da Fazenda Pública, 2ª e 5ª Varas de Família, 3ª e 6ª Varas Criminais, Juizado Especial Criminal, 1ª e 2º Juizados Especiais Cíveis, estão bem próximas do cumprimento da Meta. “Há casos de processos em que as sentenças já foram prolatadas, mas não foram inseridas no sistema, quando do cadastramento pelo Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom).

A exemplo das duas varas de Campina Grande, o empenho dos magistrados é verificado em todas as unidades judiciárias paraibanas. No primeiro semestre deste ano, a Justiça estadual  já reduziu de 22.558 para 18.791 o número de feitos constantes na Meta 2, um acumulado de 4.046 ações no período. Considerando que a cada mês cresce a quantidade de julgados, a previsão é de que o objetivo proposto pelo CNJ seja cumprido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba até o final do ano.

Gráfico elaborado pelo Sistema Integrado e divulgado no site do CNJ revela que, em janeiro, os juízes paraibanos julgaram 279 ações inseridas na Meta 2. Já em julho, foi contabilizado um crescimento de mais de 200%, em relação a quantidade julgada em janeiro, passando para 883 processos.

O coordenador do Siscom, Matheus Roberto Ribeiro, disse que faltam, ainda, ser somados os processos sentenciados no mês de agosto, cujas estatísticas só estarão prontas até o dia 15.

Da Gilberto Lopes e Cristiane Rodrigues  

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611