Webinário tira dúvidas para corrigir inconsistências em movimentações processuais
Mais de 50 pessoas que atuam em unidades judiciárias criminais do 1º Grau participaram, na manhã desta sexta-feira (19), do webinário que abordou as Inconsistências das Movimentações no Processo Criminal. Além das orientações recebidas, tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas com relação aos procedimentos para a movimentação correta, que foram dirimidas pelo ministrante da formação, juiz Anderley Marques Ferreira.
Ao abrir o evento virtual, o magistrado Anderley Marques agradeceu ao Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, à vice-Presidente, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, ao representante da Corregedoria, juiz Fábio Araújo e à juíza auxiliar da vice-Presidência, Michelini Jatobá, pelo empenho em terem uma visão especial com relação ao problema das inconsistências das movimentações, empreendendo diversas ações para solucionar a questão, que tem prejudicado o desempenho produtivo do Judiciário estadual.
“O Tribunal vem avançando muito, com relação a isso. O trabalho desta primeira edição da Semana de Baixa de Processos, da Corregedoria, foi muito importante, a tendência é crescer cada vez mais e ser internalizado entre juízes e servidores. Destaco, também, a atuação da Presidência e da vice, em prol de que possamos crescer na questão de produtividade, cujos números atuais não espelham a realidade da capacidade que tem servidores e juízes, e uma das ferramentas que temos para passar a refletir tudo aquilo que nós produzimos, é a correção dessas inconsistências, por isso reforço essa importância e parabenizo o trabalho que está sendo feito”, realçou o magistrado.
A juíza Michelini Jatobá ressaltou ter sido excelente e esclarecedora a explanação do tema, parabenizando o juiz Anderley Marques e agradecendo a participação de todos. “Certeza que alcançaremos bons resultados com a implementação das orientações repassadas hoje, de forma clara e objetiva, pelo Juiz Anderley Marques"”, observou.
Também participando do webinário, o juiz-corregedor, Fábio Araújo elogiou a condução da capacitação como muito didática, reforçando a necessidade de se ter a devida atenção para as questões discutidas. “Aparentemente são questões simples, mas não são, pois afetam diretamente os nossos dados, que já estão sendo coletados pelo Conselho Nacional de Justiça por intermédio da plataforma Datajud, que é alimentada pelas movimentações que nós fazemos e as classes que são atribuídas aos processos”, comentou, enfatizando que todos são responsáveis pelas informações prestadas ao CNJ. “A importância de um webinar como este se revela como algo essencial”, conclui.
Na segunda-feira (22), às 14h, o juiz auxiliar da coordenação das Metas 1 e 2 do CNJ, Alírio Marciel (titular da 4ª Vara Mista da Comarca de Guarabira) será responsável por ministrar a formação no webinar voltado às Inconsistências das Movimentações no Processo Cível.
Parceria - A iniciativa surgiu da parceria entre a vice-Presidência do TJPB, Comissão de Gestão das Metas do CNJ e a Corregedoria-Geral de Justiça, com o intuito de orientar juízes, servidores e assessores a corrigirem as inconsistências geradas pelas respectivas unidades e realizarem corretamente algumas operações comuns no PJe, de forma a prevenir a recorrência das inconsistências, para que as estatísticas reflitam a real produtividade executada por todos que integram o Poder Judiciário paraibano.
Por Lila Santos