Workshop sobre gestão pública tem início no Fórum Cível da Capital
Teve início nesta segunda-feira (1º) o I Workshop sobre Gestão Pública, promovido pela Diretoria do Fórum Cível da Capital 'Des. Mário Moacyr Porto', que tem foco na competência e liderança de todos os setores do Fórum. A oficina foi ministrada pelo técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba, Clebson Santana de Araújo, e contou com cerca de 30 participantes.
O diretor do Fórum Cível, juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, disse que a iniciativa inaugura, de forma pioneira, no âmbito do 1º Grau, a valorização dos servidores que atuam na área administrativa.
“Estamos colocando em prática a valorização dos nossos servidores, pois, o palestrante é um servidor da casa. De forma que, unindo o útil ao agradável, pegamos alguém com conhecimento específico para transferir sua experiência e compartilhar sua sabedoria, a fim de capacitar os servidores para que eles possam melhor atender a clientela que frequenta o Fórum Cível.” declarou Inácio Jário.
O diretor informou também que todos os setores administrativos, através de suas chefias, estavam presentes no workshop, com duração de nove horas, totalizando o número de 26 participantes.
De acordo com diretor Inácio Jário, esse é um projeto inicial, construído pelas pessoas do Fórum Cível para as pessoas do Fórum Cível. “Como se trata de uma única administração do poder judiciário, o mesmo poderá se expandir para outras unidades, assim entendendo a vontade do Tribunal em adotar em outros setores”, disse.
Clebson Santana é servidor lotado na comarca de Cabedelo, pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, declarou que o workshop tem o objetivo de resgatar o papel do líder e as competências que cada servidor deve possuir.
“A ideia é relembrar aos chefes de setores que eles podem fazer melhor, podem unir suas equipes e com essas equipes tornar o trabalho mais efetivo através de novas e boas práticas. Essa é a nossa intenção. O workshop não se trata de um treinamento, e sim um encontro para que relembrem conceitos e que possam conhecer novas formas de trabalho. ”, disse o ministrante.
Trabalhado em forma de palestra, o encontro abordou três tópicos: Trabalho em equipe; Comportamento organizacional; e Motivação e desempenho.
A Importância do workshop, segundo Clebson, está no desejo do jurisdicionado em querer celeridade para a justiça.
“O que se espera é uma melhoria das práticas, que se tornem mais efetivas e alcancem assim a celeridade processual, que é uma missão do Tribunal. Trabalhando para isso a área meio, que é a área administrativa, esperamos conseguir oferecer essas melhorias”, finalizou o ministrante.
Por Laíse Santos (estagiária)