Conteúdo Principal
Publicado em: 24/10/2018 - 12h59 Atualizado em: 24/09/2020 - 13h45 Comarca: Campina Grande

XIII Semana Nacional da Conciliação em Campina Grande conta com palestras e atendimento comunitário

A Comarca de Campina Grande integrará a XIII Semana Nacional de Conciliação (SNC) desenvolvendo atividades por todos os Centros Judiciários de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) vinculados à coordenadoria da juíza Ivna Mozart Bezerra Soares Moura (titular do 3º Juizado Auxiliar Cível da 2ª Circunscrição e coordenadora dos cinco Cejuscs de CG). “A proposta é promover ações de natureza educativa e inclusiva, alinhadas com a estratégia dos Centros e valorizando o aspecto de cidadania”, explicou a magistrada. A XIII Semana ocorrerá entre os dias 5 e 9 de novembro de 2018.

A abertura oficial, na segunda-feira (5), acontecerá no auditório da Associação Comercial de Campina Grande, às 19 horas, com uma palestra direcionada a empresários e sociedades empresariais.

Na terça, quarta e quinta (6, 7 e 8), haverá atendimento comunitário das 9h às 13h nas Sociedades dos Amigos dos Bairros (SABs) de Monte Castelo e de Bodocongó, e na Biblioteca Comunitária do Mercado Público das Malvinas. De acordo com Ivna Mozart, os atendimentos especializados de natureza jurídica serão realizados por equipe apta a tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. “Também poderá realizar encaminhamentos e, até mesmo, solucionar conflitos de forma imediata, caso seja possível”, observou.

O encerramento oficial, na sexta-feira (9), será na Praça da Bandeira, das 9h às 13h, com atendimentos especializados e apresentações culturais. 

Participam do projeto a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), a Unesc Faculdades, a Faculdades CESREI, os Procons Estadual e Municipal, Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), os quais já desenvolvem, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, atividades concernentes à conciliação e exercício de cidadania durante todo o ano.

De acordo com a coordenadora dos Cejuscs, a expectativa é efetuar, aproximadamente, dois mil atendimentos e contemplar, prioritariamente, a população hipossuficiente. “Por isso os Cejuscs de Campina Grande têm se empenhado para, na XIII Semana Nacional da Conciliação, se juntar à mobilização nacional pela realização de acordos e colaborar na disseminação da cultura de paz entre todos os setores da sociedade”, explicou, acrescentando que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB apoia e incentiva todas as ações nesse sentido . 

A campanha é realizada, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006 e se encontra na sua décima terceira edição, envolvendo os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611