Serviço do Telejudiciário facilita acesso e celeridade processual nos trabalhos da Justiça estadual
Simplificar e facilitar o acesso da população à Justiça estadual. É com esse objetivo que o Telejudiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba vem buscando ampliar o atendimento de certidões para comarcas que ainda não possuem esses serviços, bem como diminuir o tempo na emissão desses documentos. De acordo com o gerente do setor, Aloisio Rodrigues Moura Filho, essas metas visam colaborar ainda mais para a modernização do Poder Judiciário do Estado.
Considerado a porta de entrada da Justiça, o Telejudiciário atualmente está presente nas unidades judiciárias de João Pessoa (Anexo Administrativo do TJ, Fóruns Cíveis e Criminal e Fórum de Mangabeira), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Campina Grande, Patos Pombal, Monteiro, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga e Catolé do Rocha.
O atendimento à população é realizado tanto presencialmente nos balcões de atendimento, como pelo telefone (83) 3621-1581 ou pela internet, através do portal institucional do TJPB (www.tjpb.jus.br), onde é possível a emissão de certidão Estadual on-line para pessoa físicas e, desde o último dia 25, disponível também para as pessoas jurídicas.
Só no ano de 2010, foram emitidas 98.199 certidões e realizadas mais 2,5 milhões de atendimentos. Em 2011, já são mais de 18 mil emissões e, aproximadamente, 180 mil consultas somente nos meses de janeiro e fevereiro, de acordo com o gerente do Telejudiciário, Aloisio Rodrigues.
“Contamos com um corpo funcional altamente qualificado visando sempre contribuir, desta forma, para ampliar o acesso à Justiça e para uma prestação jurisdicional mais célere e universalizada. O nosso objetivo é simplificar a Justiça para o povo”, ressaltou o gerente.
Herberth Acioli




