Vara Única de Areia está com 96,45% do acervo processual migrado para o Pje
A Vara Única da Comarca de Areia está prestes a concluir o processo de migração dos feitos físicos para a tramitação eletrônica. Até o momento, a unidade judiciária está com 96,45% de seu acervo processual já migrado para o Sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe). Os trabalhos de digitalização estão sendo realizados pelos servidores do cartório em cooperação com os assessores de gabinete, oficiais de justiça e gerente do fórum.
A juíza Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, titular da Unidade Judiciária, destacou como importante para o sucesso do processo migratório a integração da equipe e o interesse em colaborar com o Projeto Digitaliza, cujos benefícios foram verificados quando da virtualização dos processos físicos cíveis.
Desde o início da migração dos processos físicos para o modo digital, iniciando pelas ações cíveis, a Comarca de Areia adotou um sistema de trabalho dividindo os servidores em equipes, formadas com dois ou três funcionários, de modo a garantir a celeridade dos serviços, porém sem prejudicar os trabalhos cartorários de rotina, segundo explicou o chefe do Cartório, Marlos Delgado.
“Uma equipe ficou responsável pela movimentação dos feitos físicos no Siscom. Logo depois, um outro grupo ficou responsável pela higienização dos processos, fazendo limpeza, retirando grampos e sujeira, deixando cada ação pronta para que a próxima equipe, responsável pela digitalização, pudesse scanear cada processo, catalogando-os em arquivos virtuais e já, também, os colocando em caixas físicas, devidamente identificadas, de forma que fossem, posteriormente, arquivados”, revelou.
Marlos comentou que outro grupo de servidores ficou responsável pela indexação de todos os processos, deixando-os prontos para serem utilizados no programa Digitaliza Criminal. “A última equipe fez a inserção dos dados processuais necessários para que os feitos fossem migrados para o PJe e colocados em curso normal”, disse, destacando que todos trabalham unidos e voltados à prestação jurisdicional de excelência e qualidade, gerando, inclusive, o reconhecimento pelo Tribunal de Justiça da Paraíba com o Selo Ouro de eficiência.
Equipe da Comarca - Integram o quadro de servidores da Comarca de Areia: Vera Lúcia dos Santos Veras (gerente do Fórum); Marlos Delgado de Albuquerque (chefe de cartório); os assessores Icaro Francisco Souza Xavier e Gustavo Almeida da Costa; o analista judiciário Thiago Garcia Soares Fernandes, os técnicos judiciários Antonilde Elias da Silva, Alisson de Almeida Trindade; Viviane Delgado de Albuquerque; Vanessa Felix de Almeida; a auxiliar judiciário Adenilda de Lima Ribeiro e a estagiária Joilma Ferreira de Brito.
Trabalham, também, na unidade judiciária, os oficiais de Justiça Fernando Antônio Silva; Marcos Antônio Ferreira da Silva; Cícero Gomes de Oliveira Júnior; Carlos Magno de Lima Cananéa e Espedito Ferreira da Silva.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB