Conteúdo Principal
Publicado em: 18/08/2023 - 09h24 Atualizado em: 18/08/2023 - 17h22 Comarca: Campina Grande Tags: Vara da Infância, Campina Grande, Mostra Pedagógica

Vara da Infância e Juventude apoia evento voltado à profissionalização de internos do Lar do Garoto

Lar_do_Garoto
O juiz Perilo mostrou a importância da profissionalização

Dando continuidade às ações voltadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande participou da realização da Primeira Mostra Pedagógica do Lar do Garoto, entidade localizada no Município de Lagoa Seca.

Durante o evento aconteceram atividades artísticas, como poesia e música,  ensinamentos técnicos e profissionalizantes nas áreas de culinária, eletricidade, computação e desenvolvimento de jogos e raciocínio lógico. Os adolescentes participaram da programação, idealizada e coordenada pela Escola e Curso Técnico Integrado Francisca Martiniano da Rocha, que é referência pedagógica para os internos, como explicou o juiz Perilo Lucena.

O magistrado ressaltou que a mostra dá continuidade a diversas atividades realizadas neste mês, a exemplo de visita ao Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande.

Além de conhecer os cursos ofertados e as atividades desenvolvidas, o juiz Perilo Lucena conversou com os servidores das instituições participantes, professores, bem como falou, aos internos, sobre a importância da Primeira Mostra Pedagógica na vida e no desenvolvimento socioeducativo dos mesmos.

Usando um triângulo, o magistrado realçou que, em sua essência, o metal do qual era composto o instrumento musical poderia ter várias formas de ser utilizado. “Se fosse uma barra sólida e reta, poderia ser uma grade ou até mesmo uma arma, mas que, com uma simples transformação, era um instrumento que trazia ritmo e alegria às canções que acompanha”, afirmou.

Mostra_pedagogica
Professores e organizadores da Mostra Pedagógica

Ele enfatizou, ainda, que cada pessoa é também constituída por uma essência, e cabe a ela decidir o caminho que deve trilhar. “Aqui temos diversas pessoas que podem se transformar em profissionais da cozinha, da eletricidade, em artistas, em qualquer coisa. É muito importante que reflitam sobre o que querem ser. Assim como o metal, vocês podem ser, sonhar e se transformar no que quiserem”, incentivou.

O diretor do Lar do Garoto, Antônio Márcio Santana, considerou o evento como ímpar, no qual pode-se observar os adolescentes empenhados em mostrar seus projetos,  repassarem seus conhecimentos e aprenderem uma profissão. 

“Essa parceria vem dando muito certo e os frutos vêm sendo colhidos. Temos cursos aqui pioneiros, como o doce liberdade, onde estão aprendendo a arte de fabricar trufas, brigadeiros, além dos cursos de energia solar, informática básica e manutenção de micro. Projetos como estes são muito importantes porque permitem que os adolescentes saiam com um diploma, uma profissão, prontos para o mercado de trabalho”, pontuou.

A coordenadora pedagógica Luciana Suênia Silva comentou que a Mostra Pedagógica teve o intuito de fortalecer a prática pedagógica entre professores e internos. “Os estudantes se beneficiam com o conhecimento adquirido na preparação e no dia do evento, e também experimentaram algo nunca vivido por eles. Foi uma forma de proporcionar uma nova experiência e de mostrar que todos são capazes de desenvolver um trabalho escolar de excelência”, realçou.

Já o professor do curso profissionalizante de Instalações Elétricas, Dennis Sousa, enfatizou que os internos são coparticipantes no evento, pelo fato deles desenvolverem

atividades e projetos juntamente com os professores da área, gerando um importante convívio social, que os beneficia no desenvolvimento social, nas competências e habilidades.

“Minha avaliação é bem positiva, foi um dia onde todos foram dedicados e organizados para fazer a diferença na vida dos adolescentes, dando oportunidade deles refletirem sobre a importância do aprendizado e da coletividade. Fazer parte do desenvolvimento da cidadania deles é significativo para todos nós que participamos do evento”, ressaltou.

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711