Abertas as inscrições para grupos reflexivos destinados a famílias que vivenciam o divórcio
Estão abertas as inscrições para pais, mães e filhos de pais separados que desejem participar de grupos reflexivos que tratam da vivência familiar após a dissolução do casamento. A iniciativa faz parte do projeto de extensão ‘Diálogos sobre o Divórcio’, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o apoio do Judiciário paraibano. Serão formados dois grupos com 15 vagas, cada, sendo um na modalidade on-line e outro, presencial.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso o número de inscritos ultrapasse o quantitativo de vagas disponíveis, se houver desistência, será chamado o próximo da lista. Na modalidade on-line, as reuniões começam no dia 6 de novembro e presencial, no dia 7.
Vale ressaltar que se dois membros da família se inscreverem para participar dos encontros, cada um deverá ficar em um grupo diferente. Os filhos de pais separados que desejem fazer parte do grupo precisam ter acima de 18 anos de idade.
Mais informações estão disponíveis no link de inscrição https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEGKtVk9hOsnJqsrWVHiMQoUtapC03XM4CUvD1J8c-jTxTxg/viewform?usp=sharing
O juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, Perilo Rodrigues de Lucena, sensibilizou as famílias a participarem dos grupos reflexivos, demonstrando a importância de ter esse suporte psicológico.
“Essas reflexões são importantes não apenas para os participantes, que podem encontrar apoio emocional e social, mas também para compreender as complexas dinâmicas familiares que se desdobram em situações de separação. Esses grupos ajudam a desmistificar o divórcio, abordando suas implicações para as famílias, crianças e adolescentes. Isso não apenas beneficia as famílias envolvidas, mas também contribui para a construção de políticas públicas que considerem as dimensões psicológicas e sociais do divórcio”, enfatizou.
Diálogos sobre o divórcio - O projeto de extensão surgiu com o intuito de oferecer um ambiente para diálogos, apoio e compartilhamento de vivências entre aqueles que passaram pela experiência de separação conjugal em suas famílias.
“Ele é baseado em pesquisas de mais de 20 anos sobre separação de pais e filhos em que a gente percebeu que os pais não têm esse espaço para dialogar nem com as suas famílias, nem com amigos, e se sentem perdidos para se relacionar com os filhos com o ex-companheiro ou a ex-companheira após o divórcio. Tudo que é falado nos grupos é sigiloso”, explicou a professora doutora em Psicologia Juliane Dominoni, coordenadora e facilitadora do projeto de extensão da UFCG.
Das vagas
Opção 1: On-line via Google Meet (15 vagas)
Período: 6 de novembro a 11 de dezembro de 2024 (quartas-
feiras).
Horário: 19h às 20h30min.
Duração: 6 encontros, de 1h30min cada.
Obs.: O link será enviado na confirmação da inscrição.
Opção 2: Presencial (15 vagas)
SUPRA OMNES LUX LUCYS
Período: 7 de novembro a 12 de dezembro de 2024 (quintas-feiras).
Horário: 15h às 16h30min.
Duração: 6 encontros, de 1h30min cada.
Obs.: O endereço será enviado na confirmação de inscrição.
@dialogosobreodivorcio
Em caso de dúvidas, podem mandar um email para o dialogosobreodivorcio@gmail.com ou um direct pelo Instagram @dialogosobreodivorcio.
Por Nice Almeida



