Candidatos selecionam as unidades para a realização da Residência Judiciária do TJPB
Os 31 candidatos aprovados no processo seletivo para Residência Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheram, nesta quarta-feira (13), por videoconferência, as unidades judiciárias onde desempenharão suas atividades. A escolha seguiu a ordem de classificação dos candidatos. As vagas oferecidas estão distribuídas nas unidades de João Pessoa (13), Cabedelo (3), Santa Rita (4), Bayeux (4) e Campina Grande (7).
Os candidatos aprovados deverão se apresentar nas unidades judiciárias escolhidas entre os dias 18 e 22 de novembro. As aulas terão início em dezembro de 2024 e seguirão até dezembro de 2025.
A Residência Judiciária tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades tanto na prática quanto na vivência acadêmica, por meio da participação em cursos livres. A supervisão das atividades será realizada pelos(as) magistrados(as), com a coordenação dos cursos livres a cargo da Esma, além do acompanhamento das atividades pela coordenação de Prática Jurisdicional Tutelada.
As atividades terão duração mínima de um ano, podendo ser prorrogadas por igual período, com carga horária semanal de 30 horas. Além das atividades práticas nas unidades judiciárias, o(a) residente deverá cumprir, obrigatoriamente, 60 horas anuais de participação em cursos livres oferecidos pela Esma ou pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Por Marcus Vinícius