Conteúdo Principal
Publicado em: 24/05/2025 - 07h15 Atualizado em: 24/05/2025 - 07h15 Tags: BRBJUS, capacitação, ESMA

TJPB, Esma e banco BRB realizarão capacitação sobre sistema BRBJus em seis comarcas

Treinamentos serão realizados de 2 a 6 de junho
BRBJus
Reuniu definiu a realização de capacitações sobre o BRBJus

Um ciclo de capacitações sobre as funcionalidades do sistema BRBJus, desde a consulta de saldos à expedição de alvarás, será realizado para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Estado. Os treinamentos ocorrerão entre os dias 2 a 6 de junho, de forma presencial, nas Comarcas de Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira, Campina Grande e João Pessoa.

Na sexta-feira (23), representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), da Escola Superior da Magistratura (Esma) e do Banco de Brasília (BRB) discutiram a logística e os ajustes finais das capacitações, que buscam garantir que todos os servidores(as) e juízes(as) tenham total entendimento do sistema, que entra em funcionamento efetivo a partir do dia 10 de junho.

A reunião foi conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Leonardo Paiva. “Traçamos linhas de estratégias para disseminação deste conhecimento para que, de Cajazeiras a João Pessoa, juízes e servidores possam manusear o sistema de forma competente e eficiente. Trata-se de uma ferramenta intuitiva e de fácil utilização”, avaliou o magistrado.

O superintendente de Depósitos Judiciais do BRB, Thiago Silva Cavalcante, afirmou que o treinamento será importante para que haja celeridade no pagamento dos alvarás e na liberação dos recursos. “O sistema fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com o PIX judicial. Com isso, após o magistrado informar a conta, o recurso é creditado de forma imediata para o beneficiário, o que é inovador”, explicou.

A diretora de Economia e Finanças do Tribunal, Isabel Vicente da Nóbrega, acrescentou que a iniciativa já é resultado das demandas coletadas a partir do projeto Gestão em Movimento. “O BRBJus é o sistema para a emissão de alvarás judiciais e nós vamos levar a capacitação sobre a matéria para todas as comarcas-sede de circunscrições, de forma presencial, já atendendo a um pleito dos servidores”, revelou.

Para o gerente Acadêmico da Esma, professor Fávio Romero Guimarães, a medida vai ao encontro da proposta da Presidência do TJPB, no sentido de interiorizar as ações do Tribunal e também da Esma.

“Existe uma demanda nas comarcas do interior relacionada à oferta de cursos presenciais. E esta já é a primeira ação, resultado do movimento de aproximação com as comarcas mais distantes. Estamos com uma logística bem planejada, unindo a parte técnica do Banco com a área pedagógica da Esma”, declarou.

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711