Comitê debate instalação de Central de Atendimento à Pessoa Idosa do Fórum de Campina Grande
O Fórum Affonso Campos, na Comarca de Campina Grande, será o primeiro a ter uma Central de Atendimento à Pessoa Idosa – local onde idosos poderão buscar acolhimento, orientação e informações processuais. A previsão é que o setor seja instalado, de forma piloto, em fevereiro de 2026, conforme reunião de planejamento ocorrida nesta terça-feira (16) em Campina.
As tratativas para implantação do serviço foram debatidas entre a juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba e coordenadora adjunta do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa, Silmary Alves de Queiroga Vita; o diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Jorge Trindade; o gerente da unidade, Agnelo Oliveira e a servidora aposentada do TJPB, Marta Cristina Hilario Pereira.
A juíza Silmary explicou que a Resolução nº 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prevê a necessidade de um canal especializado de atendimento às pessoas idosas.
“É preciso enaltecer o apoio da Diretoria do Fórum pelo acolhimento imediato ao pleito do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa, viabilizando, assim, a estruturação da central. Também é motivo de satisfação poder contar com a valiosa colaboração da servidora Marta, que sempre cumpriu as atividades funcionais com esmero”, disse a magistrada.
Silmary acrescentou que a servidora em questão se voluntariou para coordenar o projeto piloto, a partir do Programa de Preparação para a aposentadoria, instituído pela Res. TJPB nº 34/2025, permitindo avanço das ações para a efetivação do atendimento especializado à pessoa idosa.
Por Gabriela Parente




