Nova política judiciária foi tema de entrevista na rádio CBN
A implantação do Programa de Integração Judicial da Paraíba (IntegraJus-PB) foi um dos temas principais de entrevista à rádio CBN João Pessoa nesta segunda-feira (19) com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho. O IntegraJus-PB é resultado de estudos técnicos aprofundados, construídos a partir de um diagnóstico detalhado da realidade do primeiro grau.
O levantamento identificou uma expressiva desigualdade na distribuição da carga de trabalho entre as comarcas, especialmente entre aquelas de pequeno porte, muitas vezes com varas únicas ou mistas e múltiplas competências.
Segundo o presidente, o programa institui uma nova política judiciária voltada à reorganização de competências, à integração entre comarcas e à modernização da estrutura do primeiro grau de jurisdição, com foco na celeridade e na eficiência do julgamento dos processos.
O desembargador também destacou os investimentos que estão sendo realizados para dar sustentação às mudanças, incluindo melhorias na área de informática, uso de inteligência artificial e valorização da mão de obra, com foco em magistrados e servidores. “Estamos dando as condições para que aquilo que era sonho se transforme em realidade”, concluiu.
Na entrevista, enfatizou que as mudanças propostas, antes de serem submetidas à votação pelo Pleno do Tribunal, foram debatidas com instituições, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB-PB e as Polícias Civil e Militar.
Gecom-TJPB




