1ª fase da atualização do cadastro previdenciário será concluída nesta sexta-feira, mas continua a partir do dia 16
Encerra-se, nesta sexta-feira (12), a primeira etapa de atualização do cadastramento previdenciário, voltada para os servidores estaduais efetivos ativos, aposentados e pensionistas, vinculados à PBPrev, que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os próximos a se cadastrarem, no período de 16 a 19 de novembro, são os aniversariantes dos meses de abril, maio e junho. Os postos de atendimento estão em funcionamento até às 13h, no Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba, e no Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”.
O calendário de atendimento deve continuar a ser observado: aniversariantes de julho, agosto e setembro devem atualizar o cadastro no período de 22 a 26 de novembro e, por fim, os que aniversariam em outubro, novembro e dezembro têm de 29 de novembro a 3 de dezembro para o referido cadastro.
O servidor deve acessar o site www.pbprev.pb.gov.br, clicar no link “cadastro previdenciário” e fazer as atualizações necessárias. Em seguida, deve comparecer ao ponto de atendimento (observando o calendário acima) munido dos documentos originais: identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento, comprovante de residência, último contracheque, documentos de dependentes (identidade, CPF, certidão de nascimento e/ou de casamento), procuração pública ou particular específica para “Atualização do Cadastro Previdenciário” (no caso de particular, com firma reconhecida).
Caso não tenha acesso a computador, o interessado deve ir direto ao ponto de atendimento com a documentação exigida.
O Estado da Paraíba, por meio da Paraíba Previdência (PBPREV), realiza esta atualização em respeito ao acordo firmado com o Ministério da Previdência Social (MPS) para participar da fase dois do Programa de Apoio à Reforma dos Sistemas Estaduais de Previdência (PARSEP).
O coordenador de Recursos Humanos do TJ, Einstein Roosevelt Leite, disse que se trata de um programa de reorganização do sistema de previdência, que vai permitir que o servidor estadual tenha mais garantia e segurança quanto à aposentadoria.
De acordo com a nova legislação previdenciária, a atualização permite a gestão dos recursos financeiros da área, de maneira mais criteriosa, evitando fraudes e mantendo os benefícios já existentes.
Por Gabriela Parente