Conteúdo Principal
Publicado em: 07/04/2020 - 20h53 Atualizado em: 08/04/2020 - 12h43 Comarca: Cuité Tags: Selo Diamante, 2ª Vara Mista de Cuité

2ª Vara Mista de Cuité conquista Selo Diamante com empenho e diálogo

Identificação dos processos mais antigos, comunicação com os servidores e diálogo com os gestores de Varas de bom desempenho. Essa é a receita do sucesso da 2ª Vara Mista de Cuité, que ganhou o Selo Diamante de Eficiência do Tribunal de Justiça da Paraíba, disciplinado pela Resolução n. 05/2020. “O resultado de excelência é sempre a soma de muitos fatores”, pontuou o juiz Fábio Brito de Faria, titular da unidade.

Juiz Fábio Brito de Faria

De acordo com o magistrado, primeiro é necessário conhecer a regra do jogo: identificar quais processos estavam na meta, quais atos processuais seriam determinantes, o que poderia atrapalhar ou potencializar o resultado. Segundo, comunicação com a equipe. “Fazer com que toda a equipe conhecesse as metas, para fazer com que os servidores fossem donos, também, dos nossos objetivos”, explicou.

Ainda é rotina da unidade o acompanhamento, pelo menos duas vezes por semana, do número de processos protocolados e número de processos arquivados, sempre comunicando ao cartório se havia superávit, ou se tinha que dar uma celeridade ou manter o foco.

Dialogar com gestores de unidades com bom desempenho é a terceira etapa. “Verificar atos, como dispensa de prazo recursal e sentença em audiência, também dá celeridade. A gente criou aqui a figura do acelerador de processo, destacando um servidor para identificar quais os processos que tinham aptidão para ir muito rápido para o arquivo, que com um ato já seria baixado ou iria pronto para sentença, e todo mês a gente faz uma movimentação muito grande para enviar o máximo de processos para o arquivo”, explicou Fábio Brito.

A unidade alcançou 1.206 feitos julgados e baixou 1.000, enquanto recebeu 812 casos novos, restando 1.710 pendentes. A unidade trata de temas Cível, Criminal, Família, Infância e Juventude, Fazenda Pública, Execução Fiscal, Órfãos e Sucessões, Juizado Especial Cível e Criminal, Entorpecentes/Drogas, Registros Públicos, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Estamos contentes com o resultado desempenhado pela 2ª Vara de Cuité”, expressou o magistrado. Ele destaca o desafio com os processos advindos da Comarca de Barra de Santa Rosa (desinstalada), porque vieram cerca de 1.600 feitos e apenas um servidor. “Então, procuramos nos reinventar. O nosso desempenho tem que ser do tamanho da tarefa que temos de entregar. Portanto, se recebemos uma demanda de processos maior esse ano, temos que trabalhar numa velocidade ainda maior e mais atento a oportunidades de fazer o processo chegar mais rápido ao arquivo”, explanou.

A comarca de Barra de Santa de Rosa foi agregada à Cuité em outubro de 2019. Nesse momento, a equipe da unidade procurou identificar quais processos recebidos tinham a possibilidade de serem arquivados ainda no final do ano. “Fizemos um trabalho específico nesses processos e, por esta razão, não houve danos a nossa meta, e ainda foram contabilizados no arquivamento”, enfatizou Fábio Brito.

O servidor José Carlos Tavares (chefe de cartório) encara com satisfação o reconhecimento do trabalho. “Somente foi possível porque houve empenho de todas as pessoas que trabalham na Unidade Judiciária. Cada um contribuiu à sua maneira e, no final, o resultado foi muito bom. Enfim, um resultado gratificante”, ressaltou.

Integram a unidade os técnicos judiciários Valeriano Andrade, Marleide Fonseca, Geanne Farias, Sueli Furtado e Adriano Crispim.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611