Conteúdo Principal
Publicado em: 27/05/2019 - 12h52 Atualizado em: 27/05/2019 - 12h54 Tags: Infância e Juventude, Infância e Juventude

Ação na Lagoa marca encerramento da semana de conscientização sobre adoção em João Pessoa

O Parque Sólon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa, foi palco de atividade da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da Corregedoria-Geral de Justiça, no último sábado, dia 25, Dia Nacional da Adoção. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes. A ação contou com a participação de vários parceiros. Houve panfletagem e a apresentação da Banda Sinfônica Juvenil do Polo do Alto das Populares, de Santa Rita.

O desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, corregedor-geral de Justiça e presidente da Ceja, participou da ação distribuindo folders e esclarecendo a população sobre a relevância dessa temática, o passo a passo para o processo e a diferença entre adoção e apadrinhamento.

Pai adotivo de duas jovens, o magistrado deixou uma mensagem aos presentes sobre a escolha do método para formar a família. “Primeiro tem que ter consciência do porquê se quer adotar, e saber qual o verdadeiro motivo da adoção, já que não se adota por pena ou para ajudar. Adoção é uma escolha que se toma de trazer, para o seio de sua família, aquela pessoa de forma definitiva”, afirmou Romero Marcelo.

A Ceja vem desenvolvendo um trabalho para incentivar, informar e apoiar a adoção, não apenas internacional, mas, também, a nacional. De acordo com a secretária administrativa da Comissão, Ana Cananéa, a atividade é permanente, de periodicidade anual, pois atua na mudança de mentalidade. “Estamos, incessantemente, tentando mudar uma cultura de adoção equivocada, que ainda persiste. Infelizmente, ainda existem preconceitos”, revelou. 

A Banda Sinfônica Juvenil do Polo do Alto das Populares é formada por jovens que fazem parte do Programa de Inclusão Social da Música e das Artes (Prima) do Governo do Estado da Paraíba. “Eles nos proporcionaram uma bela apresentação”, comemorou Ana Cananéa. Além do Projeto Prima, também foram parceiros do evento a 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa; o Ministério Público Estadual; a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça e a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB.

Semana – De 20 a 25 de maio, a equipe da Ceja participou de discussões sobre adoção nas faculdades locais – Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau); Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (Fesp) e Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), além da festa realizada pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, no Popotamus, como parte das comemorações ao Dia Nacional da Adoção.

Por Gabriella Guedes

 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611