Conteúdo Principal
Publicado em: 19/09/2019 - 14h49 Atualizado em: 19/09/2019 - 14h55 Comarca: João Pessoa Tags: Campina Grande, Chacina do Pedregal

Acusado de participar da Chacina do Pedregal em CG, preso em Salvador, será julgado por videoconferência

A sessão do júri será realizada pelo 1º Tribunal da Comarca de Campina Grande

O julgamento de Gilberto de Souza Amorim, envolvido no assassinato de quatro jovens no Bairro do Pedregal, acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 14h, no 1º Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande. O acusado foi preso em Salvador-BA e participará da sessão por videoconferência entre a 2ª Vara do Tribunal do Júri daquela comarca e a unidade judiciária de Campina. 

Conforme explicou o juiz titular do 1º Tribunal do Júri de Campina, Bartolomeu Correia Lima Filho, que presidirá a sessão de julgamento, o réu será interrogado por videoconferência. “A equipe de tecnologia do Fórum já foi acionada, e com poucos recursos faremos a primeira videoconferência de um Júri aqui na Paraíba. Isso é possível graças a um programa do Conselho Nacional de Justiça, que viabilizou esse sistema, sendo desnecessário o traslado do réu de Salvador para Campina Grande”, ressaltou.

Bartolomeu Filho salientou, ainda, que avalia a videoconferência como uma grande ferramenta para o Judiciário, impedindo a demora no julgamento das ações em que os réus estão presos em outras comarcas. “É, também, uma satisfação à família da vítima, que vê o processo julgado com celeridade. Além disso, existe a economia com o traslado do preso, evitando não só os custos, como dando mais segurança nas audiências”, enfatizou o magistrado.

O Júri por videoconferência contará com a participação de sete jurados, um promotor de Justiça, um defensor Público, um técnico judiciário, dois oficiais de Justiça e quatro policiais militares. 

Entenda o caso – O Ministério Público da Paraíba denunciou Gilberto de Souza Amorim e mais nove pessoas no envolvimento do homicídio de quatro jovens, dentre eles uma criança de 11 anos, assassinados a tiros no dia 03 de novembro de 2012, no Bairro do Pedregal, Zona Oeste de Campina Grande. Uma quinta vítima, apesar de atingida, sobreviveu. O caso ficou conhecido como a Chacina do Pedregal. 

Segundo o MP, o motivo do crime foi a disputa pelo comando do tráfico de drogas no bairro, e que a ordem para a execução teria partido do Presídio do Serrotão. A Ação Penal nº 0030839-30.2013.815.0011 tramita no 1º Tribunal do Júri de Campina Grande.

Por Lila Santos/Ascom-TJPB


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611