Conteúdo Principal
Publicado em: 29/04/2025 - 09h58 Atualizado em: 29/04/2025 - 17h21 Comarca: Campina Grande Tags: Infância e Juventude, Aemp, Casa da Esperança, Vara da Infância, Instituo dos Cegos, Ipesq

Aemp e Vara da Infância e Juventude de CG visitam Casas da Esperança, Ipesq e Alpargatas

Aemp e Vara da Infância de Campina
Visita à indústria Alpargatas

A convite do juiz Perilo Lucena, da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, a presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Nalva Coutinho, e assessores conheceram, na segunda-feira (28,) as instituições de acolhimento Casas da Esperança 3 e 4, administradas pela Prefeitura de Campina Grande.

A comitiva da Aemp e da Vara da Infância visitaram, também, o Instituto dos Cegos, que tem à frente Adenize Queiroz de Farias,  e o Ipesq  (Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão), organização civil de fins não econômicos, de caráter filantrópico, fundada em 2008 em Campina Grande,  que cuida de crianças com microcefalia e outras desordens neurais.

O primeiro encontro aconteceu na fábrica da Alpargatas de Campina Grande, que fará a doação de 2.500 sandálias havaianas à Vara da Infância e Juventude. Trezentas sandálias serão repassadas para Aemp, que fará a entrega a entidades carentes de João Pessoa.

“Foi um dia de muito trabalho e satisfação ter sido recebida pelo juiz Perilo Lucena, que nos proporcionou conhecer as casas de acolhimento de Campina Grande, onde pudemos ver de perto o excelente trabalho desenvolvido naquela cidade, o cuidado com crianças e adolescentes. Visitamos, também, outras entidades da maior importância que trabalham com crianças.  A Aemp vai fazer parceria com essas entidades”, disse a presidente da Aemp, Nalva Coutinho.

Para o juiz Perilo Lucena, foi um dia produtivo e especial a ida da presidente da Aemp a Campina para conhecer os projetos das Casas da Esperança e outras entidades.

“Quero agradecer a presença da presidente da Aemp, Nalva Coutinho, aqui em Campina, para conhecer um pouco do trabalho da Infância e Juventude e das instituições que atuam como parceiras e que fazem parte da rede de proteção pública e privada e das organizações não governamentais. Hoje, visitamos o Instituto dos Cegos de Campina Grande e estivemos na Alpargatas para receber uma valiosa doação, que será compartilhada com outras unidades de proteção das crianças e dos adolescentes”, disse o juiz Perilo.

De acordo com Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas, a parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Campina Grande fortalece o elo social da Alpargatas. “Essa parceria com a Vara da Infância e Juventude fortalece a prática solidária do Instituto Alpargatas e o compromisso com a igualdade de oportunidades, entre pessoas em vulnerabilidade, promovendo inclusão, diversidade e garantia de direitos”.

Aemp e Vara da Infância de Campina
Visita ao Instituto dos Cegos

A  presidente do Instituto dos Cegos de Campina Grande (Iceno), Adenize Queiroz,  destacou a visita da presidente da Aemp e o trabalho que eles fazem com a Vara da Infância e Juventude de Campina.

“São mais de 70 anos de trabalho e é sempre gratificante a presença do juiz Perilo Lucena, e saudamos a visita da presidente da Aemp, Nalva Coutinho. Por aqui já foram formadas várias pessoas, dentre advogados, profissionais autônomos, músicos, professores. O  Iceno  tem promovido a inclusão e ampliado a qualidade de vida das pessoas que nos procuram. A meta do Instituto é fazer um trabalho próximo da sociedade, estabelecer essa aproximação com o Judiciário e com associações, como a Aemp, que trabalham nesse contexto. Para nós, é mais que importante que os segmentos sociais conheçam  e reconheçam o trabalho da Instituição, identificando-se como parceiros da luta pela qualidade de vida das pessoas cegas”, revelou Adenize Amorim.

Aemp e Vara da Infância de Campina
Visita à Casa da Esperança

Casas da Esperança

As  visitas às Casas da  Esperança 3 e 4 foram conduzidas pelo secretário  de Assistência Social do município de Campina Grande (Semas), Fábio Henrique Thoma, e pelo presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Paulineto do Nascimento Sarmento.

“Impressionante o trabalho que é desenvolvido nessas casas. O cuidado e o zelo pelas crianças e adolescentes, também os bebês, mostra o quanto os profissionais se dedicam 24 horas no desenvolvimento humano”, pontuou a presidente da Aemp, Nalva Coutinho.

Para o secretário Fábio Henrique Thoma, esse trabalho das Casas da Esperança é uma ação contínua. “Agradecemos a parceria com o juiz Perilo Lucena e a visita da presidente da Aemp, Nalva Coutinho. Nosso trabalho é imenso, nas quatro casas de acolhimento, com crianças e adolescentes, muitos desde o nascimento até completarem 18 anos. Acolhemos os bebês na Casa 3;  na Casa 1, apenas o sexo masculino; na 4, só irmãos; e na Casa 2, só mulheres”, relatou o secretário Thomas.

Ana Nery, coordenadora da Casa 3: “Considero extremamente positiva a visita da presidente da Aemp. É interessante que toda a rede tenha conhecimento de como é  feito o nosso trabalho em relação a essas crianças. Temos hoje 32 crianças em atendimento. É interessante que as pessoas tenham conhecimento de como  a gente vive essa rotina com essas crianças. Então, ter o olhar e sentir a necessidade e sentir a realidade do trabalho”.

Aemp e Vara da Infância de Campina
No Ipesq, centro especializado em microcefalia

Microcefalia e outras desordens neurais

A última visita aconteceu no Ipesq, instituição filantrópica que trabalha com pesquisa, cuidado e atenção a crianças com microcefalia e com outras desordens neurais, de Campina Grande e região, que tem como coordenador e vice-presidente Romero Moreira. O Ipesq é o maior banco de dados de microcefalia do mundo.

“Muito nos alegra a visita da presidente da Aemp, Nalva Coutinho, conduzida pelo nosso parceiro, o juiz Perilo Lucena. Cuidamos aqui em Campina de quase 120 crianças com microcefalia. Damos o tratamento, fazemos fisioterapia, terapia ocupacional, acompanhamento médico e nutricional, fonoaudiologia para as crianças e as famílias. As mães trazem os filhos e são atendidos, fornecemos leite, suplementos e consultas médicas e exames, o que temos disponíveis e é tudo gratuito” comentou Romero.

Por Kubitschek Pinheiro (texto e fotos)

 

Aemp e Vara da Infância de Campina
Aemp e Vara da Infância de Campina
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711