Conteúdo Principal
Publicado em: 21/05/2014 - 11h20 Atualizado em: 21/05/2014 - 12h30 Tags: Mulher Merece Respeito

Alunos da Escola Municipal Frei Afonso participam do projeto Justiça em Seu Bairro: Mulher merece Respeito

Os alunos da Escola Municipal Frei Afonso, situada no Bairro do Baixo Róger, na capital paraibana, puderam compreender melhor a Lei Maria da Penha e a violência doméstica, na noite dessa terça-feira (20). Através do projeto do Tribunal de Justiça a Paraíba, denominado “Justiça em seu bairro: Mulher merece Respeito”, a juíza Rita de Cássia Andrade realizou uma palestra e travou um diálogo com os estudantes da comunidade a respeito do tema.

Titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, a magistrada tem percorrido escolas, congregações religiosas, instituições, universidades e órgãos diversos para debater o tema da violência contra a mulher.

"É muito oportuno trazer esta discussão para dentro das escolas, e falarmos, principalmente, para os jovens, porque infelizmente a Educação ainda não trouxe este tema para ser trabalhado de forma transversal, com caráter permanente. Temos que atuar na esfera penal, mas também na preventiva”, explicou a magistrada.

Ela revelou também que muitas mulheres já denunciaram os agressores por conta das palestras. “Para nós, isso é muito importante, pois vemos que estamos fazendo um trabalho de resultados”, avaliou.

O evento contou com a participação do secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima. Na ocasião, ele falou aos alunos
sobre o Programa “Mulher Protegida” e o “SOS Mulher”, que visa fiscalizar as medidas protetivas expedidas pelo Judiciário para mulheres em situação de violência doméstica, através de um aparelho, semelhante a um celular, que é entregue à mulher.

“Temos, além de uma atuação da Justiça e o do Poder Executivo, o comprometimento de fazer com que esta rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica possa funcionar da melhor maneira possível. Estamos construindo um novo modelo”, afirmou o secretário.

Presente no evento, Fernanda Tavares, representante da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, destacou o fato de a Lei ser discutida com as comunidades, não apenas em uma data, mas durante o ano todo. “Esta ação de conhecimento está sendo uma construção de uma rede, que traz o apoio, dá visibilidade à Lei e mostra quais são os instrumentos que as mulheres podem acessar no combate a esta violência”, disse.

Pela Secretaria de Educação do Município, compareceu Kaline Gonzaga. “Hoje, contamos com um público de jovens, em sua maioria do sexo masculino, que podem, a partir destas discussões, formar uma mentalidade diferente, de respeito por suas irmãs, mães, avós, companheiras. É importante que as escolas deem continuidade a este debate ao longo do ano”, afirmou.

A aluna da escola e moradora do bairro, Maria do Carmo Machado, disse que foi a primeira vez que participou de um evento sobre este assunto. “Espero que palestras como estas venham mais vezes, pois a juíza falou muitas coisas importantes para nós, mulheres”, declarou.

A vice-diretora da Escola, professora Aline Alves, também ficou satisfeita. “E uma proposta muito boa, principalmente neste turno da noite, em que temos alunas que são mães trabalhadoras. Vemos os altos índices de violência aí, então, conhecer um pouco da lei que nos acoberta, faz com que possamos buscar nossos direitos”, comentou.

Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611