Conteúdo Principal
Publicado em: 14/03/2016 - 17h55 Atualizado em: 14/03/2016 - 18h15 Tags: Conhecendo o Judiciário

Alunos de Direito da FAP participam do “Conhecendo o Judiciário”

Nesta segunda-feira (14), os alunos de Direito da Faculdade da Paraíba (FAP) tiveram a oportunidade de participar do projeto “Conhecendo o Judiciário”. A iniciativa tem por objetivo aproximar o judiciário da sociedade, explicando o funcionamento do Tribunal de Justiça. Os estudantes foram recepcionados pelo desembargador Leandro dos Santos, criador e coordenador do projeto.

Os alunos começaram a visita no Tribunal Pleno, onde sentados como desembargadores, puderam tirar suas dúvidas a respeito do Tribunal e de como são realizadas as sessões. Já na Câmara Cível, eles tiveram acesso aos processos, onde o desembargador Leandro explicou como eles eram julgados.

Apesar de mais de 3 anos de existência do “Conhecendo o Judiciário”, o desembargador Leandro ainda se surpreende com a participação dos alunos. “É um projeto que se renova a cada visita. São novos alunos, cada um com a suas característica e dúvidas. Já me perguntaram até quanto ganha um juiz! É sempre uma novidade”, garantiu ele.

Contando suas próprias experiências, o desembargador Leandro explicou que isto incentiva os alunos, que participam das visitas, a seguir a carreira jurídica.

Giuliana Mariz, professora e supervisora do Núcleo de Prática Jurídica da FAP, salientou a importância do projeto. “Eu tento aliar não só as disciplinas teóricas, mas as vivências práticas, e o Conhecendo o Judiciário abre as portas para que os alunos tenham mais contato com as Câmaras e com o funcionamento do Tribunal Pleno”.

Para a aluna do 9º período do curso de Direito, Rosângela Maria Cardoso, a visita foi muito valiosa, por apresentar aspectos do Direito ainda pouco familiarizados por ela. “A gente não conhecia muito bem o funcionamento do plenário e também como se dá a hierarquização dos votos. É tudo muito interessante”, ressaltou.

Essa foi a segunda visita de 2016, a próxima será na segunda-feira, dia 21, com os alunos da UNIPÊ.

Amyrane Alves (estagiária)

Compartilhar:
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611