Alunos de escola municipal da Capital visitam o Tribunal de Justiça da Paraíba
Na tarde desta segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu a visita de aproximadamente 100 alunos do sétimo ano da Escola Municipal Índio Piragibe, do bairro de Mangabeira. Acompanhados pelas professoras de Artes, Português, História e Geografia, além de um intérprete de libras, eles conheceram o prédio-sede do Poder Judiciário, denominado Palácio da Justiça.
A visita foi guiada pela curadora do Memorial Judiciário, Germana Bronzeado, que apresentou o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, a antiga Sala de Sessões, onde estão as fotos dos desembargadores que presidiram o Poder de 1891 até 2014, o gabinete do atual presidente, desembargador Marcos Cavalcanti, e, por fim, a atual Sala de Sessões do Pleno, localizada no prédio anexo do TJPB.
De acordo com a curadora Germana Bronzeado, a visita é um momento para apresentar a Corte e seu funcionamento ao jurisdicionado.
“Receber a visita das pessoas, principalmente dos alunos é importante, pois damos a oportunidade para que eles conheçam a história do Tribunal e como ele funciona in loco, de forma prática”, explicou Germana.
Para os alunos, a visita à Corte de Justiça Estadual é a chance de conhecer de perto e entender melhor os três Poderes do Estado.
“Já tinha vindo aqui, mas achei interessante os locais que visitamos hoje, porque recebemos as explicações e conhecemos até o gabinete do presidente. Nessas visitas é mais fácil de aprender, do que só escutando na sala de aula”, admitiu Luis Miguel, estudante do 7º ano.
“Foi a primeira vez que vim ao Tribunal e conheci como funciona a Justiça, achei bem legal e interessante poder conhecer de perto, porque é tudo novo pra mim”, afirmou Luiza Lemos.
Para a professora de Geografia, coordenadora da visita, Ana Bernadete de Carvalho, essa é uma oportunidade de não esquecer o conteúdo.
“Nessa aula de campo, eles estão aprendendo de forma prática o que estudamos em sala de aula, que é a organização política do Brasil. Acredito que essa é uma forma de reforçar o aprendizado, porque tirando eles da sala de aula, concretizamos em suas mentes, o que foi falado em classe”, revelou a professora.
A visita dos alunos seguiu para a Assembleia Legislativa e depois para o Palácio do Governo. Segundo a professora Ana, ela só foi possível porque contou com o apoio do Grupamento de Engenharia, que disponibilizou o ônibus para o transporte das crianças.
Por Jullyane Baltar (estagiária)